Guia da Semana

Passar o dia inteiro no local de trabalho e no comando de uma equipe é algo comum para muitos. Chega uma hora em que o dia acaba e os profissionais ainda tem energia para curtir a noite. Alguns não abandonam o papel de líder nem no momento da diversão e encaram o desafio de comandar uma pista e bancar o DJ.

Casas noturnas e bares espalhados pelo Brasil adotaram literalmente o lema “aqui quem faz a festa é você”. Longe de ser apenas um clichê, a frase retrata a essência dos projetos musicais em que o público tem a oportunidade de ser DJ por uma noite e ditar o ritmo da balada, ao seu gosto e estilo.

A novidade tem agradado tanto que ganhou espaço na programação semanal de alguns estabelecimentos. Caso do Bar do Santa, em São Paulo. Maurício Laranjeira, proprietário do local, conta que a ideia existe desde o fim do ano de 2010 e que tudo começou com a insistência dos clientes em pedir músicas que estavam fora do repertório da noite. “Nem sempre o DJ gosta de tocar algo que não pertence à sua seleção, por isso, abrimos espaço para que o público pudesse participar mais. Hoje, as pessoas dividem a discotecagem com o DJ residente”, conta Maurício.

Aliás, poder escolher o que você vai ouvir na balada é uma das características mais marcantes desse projeto. Atrativo que conquistou o advogado Hermes Nereu, de São Paulo, que, sempre que possível, se coloca à frente da pista e diverte os amigos. “Você se sente a estrela da noite e quando consegue agradar as pessoas com as músicas de sua preferência, dá para sentir a sintonia e a interação do público”, explica Hermes.

O James Bar é um dos locais onde o público comanda as pick-ups

E o que começou como um simples entretenimento depois do expediente se transformou em um hobby e já instigou o advogado a procurar equipamentos para uso próprio. O problema, conta Hermes, é que “os aparelhos amadores não tem todas as funções que o do bar tem. Sincronizar as músicas diante de uma plateia também é mais interessante. Além do mais, não é um hobby egoísta como um fone de ouvido, é uma experiência gostosa de compartilhar...quase uma terapia”.

A fórmula da atração costuma variar entre os bares. Em alguns, como no DJ Club (SP) e no James Bar (Curitiba), a seleção musical é enviada com antecedência e, depois, uma data é agendada para a execução da playlist. Avisar os amigos dias antes, para que eles possam te prestigiar no “dia D”, é uma das vantagens.

Sair do posto de observador e encarar as pick-ups, no entanto, não é para qualquer um. Por isso, alguns locais inventaram projetos nos quais é permitido levar um CD ou pen drive com as canções de sua escolha para serem executadas. Garantia de anonimato válida para os mais tímidos.

Seja à frente das pick-ups ou se jogando na pista com os amigos, essa proposta é mais uma opção de diversão. Conheça os locais onde você pode ser DJ, ao menos uma vez, e termine o dia de uma forma bem descontraída, longe do som do teclado ou do telefone.

Bar do Santa
Rua Fidalga, 330, Vila Madalena
Tel.: (11) 3819-0177

Ave Bar
Rua Mato Grosso, 28, Higienópolis
Tel.: (11) 3129-3499

DJ Club Bar
Alameda Franca, 241, Jardins
Tel.: (11) 3541-1955

Atualizado em 1 Dez 2011.