Guia da Semana

No mundo corporativo atual, nem sempre o dia de trabalho está ligado a computadores, planilhas, telefones e salas de reuniões. O expediente pode ser encurtado, "esticado" e até integralmente direcionado para uma confraternização entre colegas de trabalho - um momento para drenar o estresse e reavivar as energias.

O motivo da festa? Comemorar novos clientes, celebrar metas atingidas, homenagear os colaboradores que se destacaram no período ou, simplesmente, oferecer uma oportunidade para aliviar as tensões cotidianas e motivar a equipe.

"A maioria das happy hour corporativas de que participei foi feita para comemorar novos clientes e novas conquistas. Acho bacana mostrar para a empresa toda que uma equipe fez uma conquista importante. E é legal para o funcionário ter esse reconhecimento", avalia a relações públicas Érica Jhiane Souza, que, além de participar de confraternizações corporativas, já organizou esse tipo de evento.

Mas, para onde levar as equipes? Pode ser a um restaurante, um bar, um pub, um videokê, um boliche... Embora importante, o lugar assume papel de coadjuvante nas festas corporativas: o que vale mesmo é a integração, a escapada do clima sério e formal dos escritórios e a parada para renovar as forças.

"Eu gosto de happy hour corporativa pela confraternização e pelo networking. Muitas vezes, você vê alguém passando pela empresa, mas não sabe o nome, não faz ideia se a pessoa é do call center ou o chefe do jurídico", comenta a RP.


Sob Medida

Para atender ao público empresarial, bares e restaurantes cada vez mais inovam nos serviços oferecidos. As companhias já podem reservar salas exclusivas, escolher a decoração que deixa o espaço com a "cara" da organização e fechar pacotes com comes e bebes incluídos.


A criatividade das empresas também não fica atrás: brincadeiras entre equipes, apresentações, vídeos, fotos, coreografias... Tudo para quebrar o clima corporativo, eliminar o estresse e deixar a turma à vontade.

"Trabalhei em uma empresa onde, no dia da happy hour, todos os funcionários que tinham entrado naquele mês faziam uma apresentação, falando um pouco sobre si mesmos. Pode parecer bobo, mas era muito legal. Todo mundo ficava esperando para saber de onde a pessoa vinha, o que fazia antes de estar ali, o que fazia dentro da empresa. Isso ajudava na interação das equipes", conta Érica.

E os benefícios das hapy hour corporativas se estendem além das horinhas de descontração e chegam a fazer a diferença no dia a dia organizacional, com colaboradores mais ativos e dispostos. "Parece que todos ficam mais tranquilos e enturmados. No dia seguinte, todo mundo se cumprimenta, conversa no café. Não fica aquele clima estranho de `quem é você`. As pessoas também passam a opinar mais, a discutir melhor e a expor ideias", conclui a profissional.

Que saber onde fazer a happy hour da sua empresa? Conheça alguns bares no Rio de Janeiro que oferecem espaço, serviço e promoções para esse tipo de evento.


Academia da Cachaça - Barra
Endereço: Avenida Armando Lombardi, 800, Loja 65 L - Barra da TijucaTelefone: (21) 2492-1159

Astro Bar
Endereço: Avenida Padre Leonel França, 240 - Gávea
Telefone: (21) 2259-0942

Bar do Mineiro
Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 99 - Santa Teresa
Telefone: (21) 2221-9227






Atualizado em 10 Abr 2012.