Guia da Semana

Se engana quem pensa que não existe samba de raiz em São Paulo. A capital paulista reúne vários eventos que celebram o gênero musical mais brasileiro de todos. Semanais, mensais... não importa! O que vale é cantar a plenos pulmões os hinos de nomes como Cartola, Noel Rosa, Adoniram Barbosa e muitos outros.

+ Saiba mais sobre o Beer Experience 2013
+ Conheça as melhores bebidas regionais brasileiras
+ "Birits", a cerveja especial em homenagem a Mussum

O Guia da Semana listou algumas opções interessantes aos amantes do samba de raiz que vivem em Sampa. Tem programação durante todo o mês. Alguns são gratuitos, outros custam baratinho. A oportunidade perfeita para ouvir boa música, ver gente bonita e tomar uma cerveja bem gelada. Tome nota:

Samba da Vela

Com 13 de anos de existência, o Samba da Vela é um dos sambas mais tradicionais da capital. Nascido no Bar Ziriguidum, na Rua Antônio Bento, em Santo Amaro, o evento acontece religiosamente toda segunda-feira, a partir das 20h30. A proposta é simples: começar o samba ao acender da vela. A música acaba quando a chama chega ao fim, por volta das 23h30. Os sambas, todos inéditos, são compostos especialmente para os sempre concorridos eventos.

Samba do Bule

O Samba do Bule é outro ponto de encontro de amantes do gênero na capital paulista. A festa rola há mais de cinco anos sempre na última sexta-feira do mês, na Rua Nilton Prado, no Bom Retiro. A ideia do Samba do Bule é homenagear grandes saudosos compositores a casa edição. Além de relembrar canções, o Samba do Bule também traz fotos e informações sobre a vida e obra dos homenageados da noite. Cada um contribui com quanto pode assim que entra, colocando o dinheiro dentro de um bule, daí o nome da festa.

Pelo Menos

O Pelo Menos Uma Vez Por Mês nasceu no Bixiga, mas hoje faz morada no Centro Cultural Lamparina Brasil, na Rua Marquês de Paranaguá. O samba acontece todo primeiro domingo do mês e funciona no esquema colaborativo. A mesa fica ao centro, quem quiser cantar só precisa pegar o microfone e puxar uma cadeira. O repertório traz clássicos de grandes nomes do gênero. E o melhor: é grátis.

Praça do Samba

A Praça do Samba acontece todo último domingo do mês na Praça Aprendiz das Letras, na Vila Madalena. O evento – completamente gratuito – existe desde 2007 e é organizado pelo projeto Kolombo Diá Piratininga. A proposta da Praça do Samba é resgatar clássicos paulistas do gênero e valorar as raízes do samba de São Paulo, que nasceu nas cidades do interior.

Ó do Borogodó

O Ó do Borogodó, na Rua Horácio Lane, na Vila Madalena, tem um esquema bem informal. Pequeno e aconchegante, vende cerveja de garrafa e tem poucas mesas. Por lá, sempre rola samba de raiz e/ou um chorinho da melhor qualidade. As festas sempre aos sábados, e reúnem um número considerável de jovens apaixonados por samba dispostos a varar a madrugada dançando.

Por Anderson Nascimento

Atualizado em 2 Dez 2013.