Guia da Semana

Solteirona tem em qualquer lugar, até mesmo nas novelas. E olha que esse tipo de personagem normalmente agrada o público – por estarem desesperadas para arrumar um namorado, as solteiras de plantão garantem situações absurdas e hilárias nas tramas.

Para comemorar o Dia do Solteiro (15 de agosto), o Guia da Semana listou as maiores solteironas das novelas. Confira:

Bianca, de 'O Cravo e a Rosa' (2000)

A jovem Bianca (Leandra Leal) sempre foi louca para casar. Porém, a moça sofreu com a regra que seu pai criou: a de que ela só poderia firmar matrimônio se a sua irmã mais velha, Catarina (Adriana Esteves), se casasse antes. Mas como quase tudo tem um final feliz, os desejos de Bianca se concretizaram quando Petruchio (Eduardo Moscovis) conquistou o coração da feminista Catarina. Com isso, a caçula pôde se casar com o professor Edmundo (Ângelo Antônio).

Genésia, de 'Porto dos Milagres' (2001)

Diferente das sonhadoras já citadas, Genésia (Júlia Lemmertz) era uma beata solteirona que não queria nem mesmo ouvir falar de homens. Porém, a verdade é que a moça morria de medo de se apaixonar. Mas, para a sua felicidade e surpresa, o jardineiro Ezequiel (Vladimir Brichta) se encantou com sua beleza e acabou conquistando o seu coração.

Mirna, de 'Alma Gêmea' (2005)

A Mirna de ‘Alma Gêmea’ é uma das solteironas mais queridas da TV. Na trama, a atriz Fernanda Souza sonhava em subir ao altar, mas sempre tinha o plano desmontado por seu irmão, Crispim (Emilio Orciollo Netto). Para zelar pelo estado civil da irmã, o jovem jogava os pretendentes no chiqueiro do sítio em que moravam. Isso até surgir Zacarias (Rodrigo Faro), que finalmente conseguiu se casar com a moça.

Florinda, de 'Desejo Proibido' (2007)

Assim como Bianca de 'O Cravo e a Rosa', a sonhadora Florinda (Grazi Massafera) só poderia subir ao altar se sua irmã mais velha, Eulália (Aninha Lima), arrumasse um marido. Depois de muito sofrimento, Eulália arrumou um bom pretendente, garantindo assim a felicidade de Florinda.

Dafne, de 'Caras & Bocas' (2009)

Como toda brasileira, Dafne (Flávia Alessandra) foi uma pessoa muito persistente e nunca desistiu de se casar. Ainda mais depois de seu avô decretar que a loira só assumiria os negócios da família se subisse ao altar. Depois de tentar firmar matrimônio com Vicente (Henri Castelli), Cássio (Marco Pigossi) e Nicholas (Sergio Marone), Dafne finalmente garantiu seu final feliz ao lado de Gabriel (Malvino Salvador), seu verdadeiro amor.

Celeste, de 'Morde e Assopra' (2011)

Celeste, vivida por Vanessa Giácomo, sofreu em Morde e Assopra. A moça ficou conhecida como a encalhada de Preciosa por ter sido abandonada na igreja por nada menos do que dois pretendentes: Áureo (André Gonçalves) e Abner (Marcos Pasquim). Porém, no final da trama a solteirona até que se deu bem: ela foi embora da cidade com bonitão e misterioso fotógrafo.

Cora, de 'Império' (2014)

Além de ser a vilã da trama, Cora (Drica Moraes) ainda é uma solteirona pra lá de encalhada. A tia de Cristina (Leandra Leal), que sempre criticou o romance da falecida irmã com o comendador José Alfredo (Alexandre Nero), nunca se relacionou com um único homem. A vilã, que armou um ataque do bonitão Robertão (Rômulo Neto), chegou a declarar que é virgem até hoje – vamos ver se até o fim da trama Cora se rende aos encantos de algum homem.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 11 Set 2016.