Guia da Semana

No dia 13 de julho estreia Além do Tempo, a nova novela das 18h da Rede Globo. Diferente de Sete Vidas, a trama de Elizabeth Jhin, que tem direção de núcleo de Rogério Gomes e direção geral de Pedro Vasconcelos, é uma novela de época, que se passa no século XIX – pelo menos a primeira parte da trama.

A saga de um amor ‘impossível’ e que perdura por gerações começa em pleno século XIX, na fictícia Campobello, no sul do país. Iniciam-se também ali os principais questionamentos do folhetim: e se fosse possível termos outra chance? Uma nova oportunidade para amar, para “fazer diferente”, para corrigir os erros do passado ou pagar por eles? Será mesmo que cada um colhe o que planta e nada acontece por acaso?

Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso) nasceram um para o outro e enfrentam vários obstáculos para ficarem juntos. O primeiro encontro entre eles acontece no século XIX, em Campobello. Ele, membro de uma família nobre, de origem italiana, está prestes a se casar com Melissa (Paolla Oliveira) e vai para a região a negócios. Já ela, de origem humilde, está se preparando – mesmo a contragosto – para voltar para o convento onde foi criada, a pedido de sua mãe, Emília (Ana Beatriz Nogueira).

Campobello é uma cidade pequena, rural e calma. Sem muitos acontecimentos, a notícia de que a tia de Felipe, a Condessa Vitória (Irene Ravache), dona de um casarão abandonado por ali, está de volta depois de longos anos fora, deixa os habitantes em polvorosa. Apesar dos boatos sobre a personalidade difícil da Condessa, eles acreditam que o seu retorno trará novas oportunidades de trabalho e uma vida melhor para os moradores.

Enquanto a maioria das pessoas se candidata a um emprego no casarão, Emília (Ana Beatriz Nogueira) sofre calada – no passado, ela se relacionou com Bernardo (Felipe Camargo), filho único de Vitória (Irene Ravache), e foi submetida a uma emboscada pela própria Condessa, que por causa da diferença social entre o filho e Emília foi contra o relacionamento dos dois. Só que o plano de Vitória deu errado e Emília sobreviveu, cristalizando para “sempre” a relação conturbada entre elas.

Esse embate, entretanto, vai refletir na trajetória de diversos personagens, especialmente na de Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso). Apesar da paixão fulminante e do amor puro que sentem um pelo outro, eles terão que lidar com as divergências existentes entre suas famílias e enfrentar muitos obstáculos para ficarem juntos.

Cerca de 150 anos depois, e em uma situação completamente diferente, acontece um novo encontro entre Lívia (Alinne Moraes), Felipe (Rafael Cardoso) e as pessoas que conviveram com eles no século XIX. Embora não se reconheçam fisicamente, eles viverão de outra forma, já em dias atuais, e terão a oportunidade de se redimir, escrever uma história diferente e acertar as contas com o passado. É a chance de cada um ter uma nova vida, colhendo o que plantou um dia.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 13 Jul 2015.