Guia da Semana

2x Érico em Porto Alegre

As peças O Sobrado e Incidente em Antares fazem parte da comemoração de cinco anos do Grupo Cerco

Este evento terminou

2x Érico em Porto Alegre

Data 06 Jun 2013-30 Jun 2013
6 a 30 de junho de 2013

Preço(s) Quinta: R$20; Sexta, sábado e domingo: R$30

Horário(s) Quinta a sábado, 21h; Domingo, 20h

Rua da República, 575, 90050-320

Telefone (51) 3289-8093

O projeto 2x Érico comemora os cinco anos do grupo teatral Cerco com as peças O Sobrado e Incidente em Antares, inspiradas nas obras do escritor gaúcho Érico Veríssimo. Os espetáculos ficam em cartaz no Teatro de Câmara Túlio Piva, de 6 a 30 de junho de 2013, de quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h.

+ Não perca a 3ª Mostra Tragicômica de Teatro
+ Saiba mais sobre a exposição The Elvis Experience

A proposta de unir os dois espetáculos, encenados pelo Grupo Cerco, em uma única temporada, dividida em duas partes, dá-se pela grandiosidade da obra do autor e pela possibilidade de permitir ao público o contato com narrativas tão importantes no âmbito cultural, próximas em suas críticas à sociedade e em suas riquezas de informações históricas.

Além das apresentações, o Grupo proporciona, ao final de cada temporada, nos dias 16 e 30 de junho, um bate-papo sobre a obra do escritor, com participação da estudiosa Maria da Glória Bordini, da historiadora Maria Luiza Filippozzi Martini, da diretora dos espetáculos, Inês Marocco, e de todo o elenco.

Nos dias 14, 15 e 16 de junho, das 14h às 17h, no Campus Central da UFRGS, também é oferecida uma oficina prática e gratuita, aberta à comunidade, a cerca do trabalho desenvolvido pelo Grupo, intitulada O Processo de Teatro Colaborativo na Adaptação de Obras Literárias.

» O Sobrado
De 6 a 16 de junho
Sinopse:
O Sobrado é uma adaptação cênica de sete capítulos do livro O Continente, que integra a trilogia O Tempo e o Vento. A ação passa-se em 1895, quando o chefe político republicano Licurgo Cambará encontra-se sitiado em sua casa, junto à família, e correligionários, sob o cerco de tropas federalistas. Fechados no sobrado durante dez dias, com pouca comida, água e munição, os personagens da trama relacionam-se em um meio perturbado e agonizante, enquanto a morte faz-se presente dentro e fora da casa. Neste ambiente angustiante, Licurgo resiste à invasão dos maragatos e, intolerante, recusa-se a pedir trégua aos inimigos. Permeiam o patriarcalismo, a relação com a terra e a presença forte e constante das mulheres, vislumbrando a formação da sociedade gaúcha.

» Incidente em Antares
De 20 a 30 de junho
Sinopse:
O espetáculo é uma adaptação da segunda parte do romance homônimo. A história situa-se no contexto pré-ditadura militar do Brasil, retratada na cidade fictícia de Antares, no interior do Rio Grande do Sul. O espetáculo inicia em 1963, quando uma greve geral paralisa o município. Dois dias depois, em uma sexta-feira 13, sete pessoas morrem por diferentes causas e não são sepultadas, pois os coveiros aderiram à greve. Indignados, os defuntos levantam-se de seus caixões e reclamam por seu enterro, invadindo a cidade com seus corpos putrefatos. Vivos e mortos passam a discutir em praça pública a vida social e política de Antares, desvelando a podridão e a hipocrisia das autoridades e dos habitantes locais. As revelações poderiam transformar a sociedade e seus indivíduos, mas, ao final, sucumbem à força da alienação e dos interesses políticos de uma minoria.

Por Lucila Rosa
Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

Aquavit Bar

Aquavit Bar

31m

Casa do Lado

Casa do Lado

37m Local abriga festas alternativas na Cidade Baixa, em Porto Alegre

Japesca - Cidade Baixa

Japesca - Cidade Baixa

40m

Via Imperatore

Via Imperatore

71m

Divina Comédia

Divina Comédia

80m

Muffuletta Bar Café

Muffuletta Bar Café

91m

Notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças