Guia da Semana

Braille Quintana

Coleção Mario Quintana para a Infância ganha lançamento no dia 25 de novembro

Este evento terminou

Braille Quintana

Data Sáb 01 Jan 2000
25 de novembro de 2009.

Preço(s) Entrada Franca.

Horário(s) Quarta, 16h.

Rua dos Andradas, 1223, 90020-008

Telefone (51) 3226-5342

A empresa Aprata lança uma belíssima coleção ilustrada, com Cd e DVD, em braille e fontes grandes para crianças e jovens com deficiência visual.

Os ilustradores são poderosos: Gelson Radaelli, Rodrigo Rosa e Ricky Bols. Os músicos também: Dúnia Elias, Mônica Tomasi e Cia Escalafobética, da Helena Quintana e Arlete Cunha.

Os livros irão para as escolas e instituições e serão disponibilizados para os estudantes da rede de ensino.

Dirigida aos mais de 46 mil jovens e crianças com deficiência visual, a Coleção traza obra infantil do poeta e vêm ilustrada e musicada por grandes nomes do RS  Uma coleção impressionante homenageia o poeta gaúcho Mario Quintana, reunindo parte da sua obra infantil em volumes em Braille e fonte ampliada. O Batalhão das Letras, Pé de Pilão e Lili inventa o Mundo são os três primeiros volumes da coleção, que ainda terá em breve mais dois livros:  Sapo Amarelo (volume 4) e Sapato Furado (volume 5) que estão em fase de captação de recursos pela Lei Rouanet artigo 18.


Braille Quintana - Coleção Mario Quintana para a Infância reúne três diferentes equipes, todas convidadas para um único objetivo: mergulhar na obra infantil e no universo do poeta Quintana trazendo à tona o viés de cada um, suas provocações, seus desafios, suas imagens e ideias além de todo o processo de criação e de ação das equipes. A idéia é dar mais subsídios para a formação educacional e cultural dessas crianças e jovens cegos que frequentam diversas instituições escolares nos 43 municípios do RS.  

Tudo começou em 2007, ano de lançamento da publicação, Aprendiz de Feiticeiro - 100 anos de Mario Quintana: A busca dos Sentidos - A Rua dos Cataventos, um projeto elaborado para acompanhar as comemorações do centésimo aniversário de nascimento do poeta, voltado para os deficientes visuais adultos com cegueira total ou parcial. Na ocasião a empresa aprata criou e desenvolveu um kit com os livros e Cd de áudio contendo sonetos do poeta, interpretados pelas atrizes Arlete Cunha e Valéria Lima.

Neste trabalho, dezessete sonetos - dos 35 criados por Quintana -, foram musicados com trilha inédita de Geraldo Flach. O projeto gráfico foi criado pela Type Design e a ilustração da capa foi feita por Zoravia Bettiol.
O sucesso do primeiro projeto e os seus resultados junto ao público alvo - em média, 45 mil adultos cegos receberam os kits e 95 instituições receberam 500 exemplares gratuitamente - fizeram com que aprata mergulhasse nesse novo projeto voltado para crianças e jovens. O árduo trabalho só foi possível graças à parceria e ao diálogo com a família do poeta, através da figura da sobrinha e responsável por toda a sua obra, Elena Quintana.

Para costurar os três volumes foi convidado o artista gráfico Fabio Zimbres também criador da logomarca que fez um primoroso trabalho dando ainda mais brilho aos desenhos de Gelson Radaelli, Rodrigo Rosa e Rick Bols. As trilhas também são um show à parte: Dunia Elias e músicos (com a participação de Simone Rasslan), a Cia Escalafobética (dirigida por Elena Quintana) e Mônica Tomasi e músicos (com a interpretação da atriz Liane Venturella e as participações especiais de Elisa Lucinda e Adriana Maciel), assinam as criações.  

A empresa Aprata incrementou o kit com um DVD que registra o processo de criação de todos os  participantes. Esse documento é mais uma ferramenta de ação e de inclusão para o público-alvo do projeto, que são as crianças e jovens estudantes entre 6 e 14 anos e seus docentes, que irão trabalhar esse material de forma didática e construtiva, dando continuidade ao excelente conteúdo que é a obra do Quintana.  

Todos os direitos de reprodução, exibição e edição da Coleção pertencem à aprata.   

Foto: Divulgação/ hagah.   

Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

Museu da Eletricidade

Museu da Eletricidade

Praça Senador Florêncio - Praça da Alfândega

Praça Senador Florêncio - Praça da Alfândega

91m

Café do Cofre

Café do Cofre

116m

Memorial do Rio Grande do Sul

Memorial do Rio Grande do Sul

116m

Santander Cultural

Santander Cultural

116m Localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, prédio restaurado abriga exposições, mostras e eventos culturais

Zimmer - Novo Hamburgo

Zimmer - Novo Hamburgo

117m

Notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças