Guia da Semana

Este evento terminou


Os três andares da Fundação Iberê Camargo apresentam obras do artista na primeira exposição do acervo da instituição assinada por uma curadoria internacional. A mostra é a maior já produzida com obras de Iberê que fazem parte do acervo do Museu - que totaliza mais de quatro mil títulos.

Maria José Herrera, chefe do departamento de pesquisa e curadoria do Museo Nacional de Bellas Artes (MNBA), de Buenos Aires, e presidente da Asociaçión Argentina de Críticos de Arte é a curadora de Iberê Camargo - Um Ensaio Visual. Nos andares expositivos da Fundação estará uma seleção de 37 pinturas e 62 desenhos e estudos do artista plástico gaúcho. Na exposição a curadora propõem um passeio por obras que refletem o olhar do pintor para a natureza, para o homem e para as formas. Os trabalhos de Iberê, cuja produção artística soma 50 anos (1940 - 1994), reunidos na exposição buscam uma interpretação visual que percorre a história da arte, a voz do próprio artista e a de seus críticos.

A sugestão de percurso para visitação inicia no quarto andar, pelo quadro Solidão - última tela pintada pelo artista antes de sua morte em 94. A obra é seguida de uma seleção de fotografias legendadas por textos de punho do próprio Iberê, documentando a experiência estética do pintor e momentos importantes de sua vida artística.

O olhar em direção ao homem. No terceiro andar, é sugerido como sequência para a visita. Lá é possível acompanhar os vários relatos que o pintor faz dele mesmo por meio de uma seleção de auto-retratos e de retratos de outras pessoas, uma introspecção pessoal e, ao mesmo tempo, a sua forma de julgar a natureza humana.

No segundo andar estão obras que retratam o olhar do artista para a natureza. Ali está a paisagem como temática do artista. São as primeiras paisagens pintadas na década de 1940, como Jaguari, Paisagem e Dentro do Mato e um vídeo com imagens que mostram Iberê pintando em vários momentos de sua vida.

Mapa do local

Iberê Camargo - Um Ensaio Visual

Data 18 Mai 2009-30 Mai 2009
19 de maio a 30 de agosto de 2009.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) De terça a domingo, das 12h às 19h; Quinta, das 12h às 21h.

Exposição: Pintura

Endereço
Avenida Padre Cacique, 2000, 90840-690

Telefone (51) 3247-8000