Guia da Semana

Este evento terminou

Álbum e seminário destacam retratos e paisagens do acervo deixado pelo pintor Plínio Bernhardt. O Livro chama atenção para o importante legado do artista plástico Plínio Bernhardt, falecido em 2004, aos 77 anos. Reproduz 80 imagens quase todas inéditas.

O álbum, patrocinado pela CEEE, faz parte de um projeto maior, coordenado pela viúva do artista, a museóloga Yvonne Bernhardt. O objetivo é preservar e divulgar a obra do artista, que se dedicou à pintura, ao desenho e à gravura. Deve culminar com uma grande exposição no Margs, ainda sem data.

A exemplo da exposição realizada no primeiro semestre do ano, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, o livro destaca o olhar que Bernhardt voltou aos personagens e à paisagem do Rio Grande do Sul. Divide-se em seções dedicadas a assuntos como as Missões de São Miguel, prédios históricos do Interior e da Capital, o pampa e a vida campeira.

Em texto para o livro, o historiador Sérgio da Costa Franco destaca que o artista via com afeição e interesse a figura do gaúcho. Seus desenhos registram tanto o trabalhador bem pilchado quanto o gaúcho a pé, à beira da miséria. Gaúcho de Cachoeira do Sul, formado pelo Instituto de Artes da UFRGS, Bernhardt também foi professor de desenho.

Mapa do local

O gaúcho na visão de um mestre - Plínio Bernhardt

Data Sáb 01 Jan 2000
10 de dezembro de 2009.

Preço(s) Entrada Franca.

Horário(s) quinta a domingo, 17h.

Endereço
Rua dos Andradas, 1223, 90020-008

Telefone (51) 3226-5342