Guia da Semana

Este evento terminou

Parangolé conta a história de dois palhaços, a apresentadora Olímpia e seu assistente, que percorrem o país de bicicleta vendendo um produto de limpeza e vivenciam problemas com o uso incorreto da energia. O objetivo do espetáculo é que, ludicamente, um dos palhaços (o assistente) simbolize o meio ambiente, que deve ser bem tratado e usado com bom senso. A palhaça Olímpia sente na própria pele as consequências de seu mau uso da energia. Entre as gags, serão inseridas dicas de segurança. A trilha sonora é composta especialmente para o espetáculo, dando a ele um caráter musical.
Em Bilu e Curisco, surge na lona o palhaço Bilu como adestrador de um inusitado animal: seu amigo e parceiro, o elefante Curisco. Bilu é o mais desajeito domador de bichos, socorrido a tempo pelas artimanhas de seu talentoso e "grande" astro de estimação. Curisco, apesar de nem sempre obediente, diverte a todos com suas proezas, dentre as quais, jogar futebol e encantar pela precisão dos passos de dança realizados.

Sobre o grupo

A Cia Armatrux, de Belo Horizonte se caracteriza pela pesquisa da linguagem circense, das formas animadas, da música, da dança, do teatro físico e do teatro de rua. O Armatrux realiza espetáculos para o público adulto e infantil, boa parte deles apresentada em espaços alternativos. O grupo foi fundado em Belo Horizonte, em 1991, pelos atores Paula Manata, Paulo Sérgio Cavalcanti, Ricardo Macedo, Inês Gastelois e pelo diretor e bonequeiro Paulinho Polika. Criou seu primeiro espetáculo no mesmo ano, Acorda Aderbal, que é apresentado em ruas e praças da cidade, com recursos simples e forte apelo circense.

O Armatrux apresenta algumas características comuns a outros grupos teatrais de sua geração na capital mineira: a união de artistas-criadores em um coletivo que lhes permite não apenas a sobrevivência financeira, mas também o aprofundamento técnico e artístico por meio do intercâmbio com outros artistas nacionais e estrangeiros; o entendimento da montagem de um espetáculo não somente como um lugar para a criação, mas também para a pesquisa e a formação; a escolha da rua e de espaços alternativos, contribuindo para a democratização do teatro e a conquista de público. O Armatrux realiza também curtas-metragens, vídeos educativos e oficinas para professores e artistas.

Sobre o evento

O Festival Palco Giratório Sesc/Poa em sua quarta edição leva aos palcos da capital gaúcha 44 espetáculos apresentados por 33 grupos de diferentes Estados. O diferencial deste ano é a diversidade de locais nos quais as peças serão apresentadas: teatros, parques, praças e espaços da periferia. Nomes como Sergio Britto e Luiz Carlos Vasconcelos são presenças de destaque no evento. Além disso, grupos renomados como o Teatro Sarcáustico (RS) e o Lume Teatro (SP) também fazem parte desta edição.

O festival tem um viés formativo e por isso conta com uma série de ações voltadas para o desenvolvimento da produção local e para o intercâmbio de experiências entre profissionais da área, críticos e público, como oficinas, palestras e workshops.

Foto: Bruno Magalhães / Divulgação

Mapa do local

Parangolé/Bilu e Curisco - 4º Festival Palco Giratório Sesc/Poa

Data 19 Mai 2009-23 Mai 2009
23 de maio de 2009.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) Sábado, 16h.

Endereço
Avenida Alberto Bins, 665, 90030-140

Telefone 3211-3000