Guia da Semana

Tributo a Noel

Este evento terminou

Tributo a Noel

Data Sáb 01 Jan 2000
28 de janeiro de 2010.

Preço(s) R$ 20,00

Horário(s) Quinta, 21h.

Rua Dom Pedro II, 861, 00000-000

Telefone (51) 3363-1111

Se comemora em 2010 o centenário de nascimento do filósofo do samba, o compositor que inseriu a poesia de qualidade nas letras dos sambas, Noel Rosa.

E Porto Alegre dá o pontapé inicial nas comemorações que teremos em todo o país, com o Tributo a Noel.

A homenagem estará a cargo dos cantores Taíse Machado e José Luz, acompanhados da Oficina de Choro, formada por Mathias Velho (bandolim), Alan Hay (cavaquinho), Maxwel dos Santos (violão 7 cordas), César Franarin (sax tenor e locução), Guilherme Sanchez, Leonardo Peruzzo e Rodrigo Rocha (percussão). O show recria, em clima de boemia, os tempos do poeta da vila, com histórias que retratam cada uma das músicas do espetáculo, contextualizando cada um dos sambas.

São retratados os principais momentos vividos pelo compositor, sua época, a política, a cultura, num retrato que mostra como Noel viveu e em que contexto foram criados alguns dos mais famosos sambas do país, como Com que Roupa, Filosofia, Gago Apaixonado, O X do Problema, Adeus, Até amanhã, Fita Amarela, Feitio de Oração, Palpite Infeliz, Feitiço da Vila, Três Apitos, Conversa de Botequim, Pastorinhas, Pela décima vez, Cem mil réis e Último desejo.  

O grupo Oficina de Choro nasceu nas oficinas de choro e choro e samba do Santander Cultural e que começa a tomar forma, desenvolvendo projetos especiais, que buscam valorizar e divulgar as principais figuras da música brasileira.

Noel de Medeiros Rosa nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1910, de um parto difícil, em que o uso de fórceps pelo médico causou-lhe um afundamento da mandíbula que o marcou por toda vida. Filho de uma família de classe média, o pai era comerciante e a mãe professora, aprendeu a toca bandolim na adolescência e tomou gosto pela música. Entrou para a Faculdade de Medicina, mas logo a vida de artista mostrou-se mais atraente que os livros, com suas noitadas de samba e cerveja.

Sambista, cantor, compositor, violonista e bandolinista é um dos fundadores da canção brasileira, pois teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro no asfalto, junto a classe média e o rádio, no momento em que este meio de comunicação começava a se firmar como importante veículo de difusão da cultura brasileira.

Noel integrou vários grupos musicais, como Bando de Tangarás, ao lado de Almirante e João de Barro (Braguinha), entre outros.

Em 1929, iniciou na composição, como Minha Viola e Toada do Céu, ambas gravadas por ele mesmo. Em 1930, o sucesso chegou, com a música Com que Roupa?, um samba bem humorado que hoje é um clássico da MPB. É o primeiro de muitos sambas que mostrariam sua veia de cronista do cotidiano, seu humor e veia crítica, que levaram Orestes Barbosa a chama-lo o rei das letras. Noel travou uma curiosa polêmica com o compositor Wilson Batista, toda através de canções, com os dois se atacando mutuamente em sambas agressivos e humorados, que resultaram em belíssimas pérolas da canção brasileira, como Feitiço da Vila e Palpite Infeliz. Os principais cantores da época gravaram suas músicas, entre eles Mário Reis, Francisco Alves e Aracy de Almeida.

Travou durante boa parte da vida uma batalha conta a tuberculose, apesar de nunca ter deixado a boemia. Morreu em 04 de maio de 1937, em sua casa no bairro de Vila Isabel, com apenas 26 anos de idade, em conseqüência da doença que o perseguia desde sempre.  

Ingressos na bilheteria do teatro, no dia de realização do espetáculo, a partir das 14 horas.

Foto:
Divulgação hagah/ Vicky Furtado.

Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

Atelier do Mar

Atelier do Mar

365m

Box 21

Box 21

526m No São João, o Box 21 é um misto de restaurante e bar ideal para curtir com os amigos ou com a família

Galeteria Casa do Marquês

Galeteria Casa do Marquês

600m Galeto ao Primo Canto e rodízio de massas caseiras atraem clientela para a Galeteria Casa do Marquês

Sakura

Sakura

622m

Fuial

Fuial

667m

Bristol Casa do Mocotó

Bristol Casa do Mocotó

668m

Notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças