Guia da Semana

A rede de café Starbucks é uma das mais queridas e frequentadas do mundo. Depois da chegada ao Brasil, mais de 20 unidades foram instaladas país adentro e movimenta, anualmente, milhões de reais. O sucesso é dado pelo cuidado que a rede tem ao preparar o café, sempre visando uma experiência gastronômica única. Entretanto, os preços caros e a inacessibilidade, às vezes, dificultam a visita ao local.

+ 6 combinações do Starbucks que você precisa experimentar
+ Conheça as melhores cafeterias de São Paulo
+ Visite o canal de Gastronomia do Guia da Semana

Uma saída para isso é preparar as bebidas em casa. Parece difícil? Um pouco, mas não é impossível! Por isso, o Guia da Semana preparou um manual prático para você chegar ao sabor mais próximo possível do encontrado na loja. Confira!

Chá Verde Latte

A bebida favorita dos amantes da culinária oriental conta com um simples e delicioso ingrediente secreto: o Matcha, nada mais do que uma variação do chá verde, apresentada em pó. Você pode encontrar facilmente em lojas especializadas ou no Mercado Municipal. Para preparar a receita, basta fazer a infusão da matcha e do leite quente. Acrescentando gelo no final, o drink torna-se uma refrescante opção para o verão.

Refreshers

Uma das novidades do cardápio do Starbucks são os Refreshers. A bebida é preparada com extrato de café verde, que se trata do grão antes do processo industrial - você também pode encontrar em lojas especializadas. O preparo é simples: é só misturar o extrato com limonada ou outro suco de sua preferência. No final, muito gelo!

Frappuccinos

Um equívoco bastante comum, é achar que os Frappuccinos são preparados com sorvete. Mito! O ingrediente que dá a textura à bebida é secreto, mas você pode usar alguns truques para chegar a consistência perfeita. Uma ideia é utilizar a pectina, substância usada para dar o tom gelatinoso, muito utilizado em geleias. Primeiro passo dado, agora é hora de inventar. Misture leite e gelo a sua essência favorita. Bata tudo no liquidificador, acrescente chantilly e depois conta pra gente se deu certo!

Cafés Clássicos

Os amantes do café sempre devem ter na manga as cartas para o preparo perfeito. A água, sempre filtrada, deve estar na temperatura perfeita e o grão deve ser moído na hora, de acordo com o tipo de coamento: filtro de papel, pano, prensa francesa, entre outros. O leite deve ser vaporizado e encorporado ao café aos poucos. Longo, curto ou macchiato? A quantidade de café e leite deve ser ajustada de acordo com a sua preferência. É claro que essas dicas são profissionais, mas o resultado vale a pena.

Chás

Esqueça os tradicionais saquinhos - o chá perfeito deve ser preparado através do pó. É só coar com água filtrada e esperar o tempo certo de infusão, entre três e quatro minutos. Se quiser acrescentar leite, o processo funciona como o do café - sempre vaporizado e medindo as doses certas.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 8 Set 2014.