Guia da Semana

Palmirinha: receitas e dicas da vovó

A culinarista e apresentadora é a mais nova contratada do canal Bem Simples e revela o que não pode faltar na cozinha de uma vovó

Ao longo de seus 80 anos, Palmirinha Onofre cativou públicos de todos os tipos, de donas de casa até personalidades famosas. Afastada das telinhas desde 2010, a simpática vovó se modernizou, rendeu-se ao Twitter - com a ajuda dos netos - tornou-se referência no caderninho de receitas do público em geral e agora está de volta à TV no canal Bem Simples, da FOX.

A cozinheira foi homenageada recentemente com a Ordem do Mérito da Gastronomia, pela Câmara Municipal de São Paulo. Mãe de três filhas, seis netos e duas bisnetas, Palmirinha garante que o sucesso de sua cozinha depende da combinação de dois elementos: amor e temperos.

“O grande segredo da comida de avó é temperar com ingredientes caseiros e muito amor e carinho, quando estiver cozinhando. Não adianta você cozinhar bem e não colocar amor nas suas receitas”, revela.

Intimidade

A mestre cuca das vovós gosta de receber as pessoas em sua casa e é fã de um bom chá da tarde, com lanches e até um almoço com os mais chegados. Mas o que não abre mão é de reunir a família para apreciar suas famosas produções culinárias.

Como toda boa vovó, as receitas são sucesso entre os netos e bisnetos, mesmo que adultos. “Sempre me pediam para fazer um bolos de chocolate com brigadeiro por cima, coberto com granulado. O meu neto de 31 anos é fã da minha cocadinha. Até hoje vem em casa com a namorada e pede pra eu fazer e leva até para o trabalho”, comenta.

Crédito: Divulgação
O prato preferido de Palmirinha é frango com polenta 

Ao imaginar como deve ser a cozinha da casa de Palmirinha, a primeira impressão é uma megaestrutura, com panelas e receitas elaboradíssimas, certo? Errado!

A Vovó Palmirinha é fã de pratos simples e o seu predileto é o clássico frango com polenta. Porém, está impedida de degustá-lo, pois fez uma promessa para que a neta encontre a tampa de sua panela. “Vale durante um ano, até ela arranjar um namorado. Ela é chatinha, vai ser meio difícil, ela é bem exigente. Enquanto isso, fico sem comer”, comenta aos risos.

Truques

Quem pensa em um segredo ultrasecreto na receita da Palmirinha, pode tirar o cavalinho da chuva. Perguntada sobre o que não pode faltar em uma comida de vó, Palmirinha receita ingredientes simples. “Um belo óleo ou azeite, temperos variados, como: orégano, manjericão, salsinha, cebolinha, sempre frescos. Com isso, você já consegue fazer qualquer coisa. Isso é o que as avós e bisavós que falam comigo fazem”, revela.

Vovó celebridade

Os passeios prediletos de Palmirinha são os shoppings da cidade e, claro, alguns restaurantes, como o Lelis Trattoria, onde não abre mão de comer uma salada e uma macarronada, o Trattoria do Sargento, onde aprecia um frango a passarinho, também acompanhado de massa, e a cantina Speranza, em Moema.

“Não gostam de sair comigo, porque muita gente me para e eu tenho que dar atenção. Dependo deles, são meus fãs, querem tirar foto e eu adoro isso. Gosto de conhecer pessoas”, ressalta a mega-estar das panelas. 

Pratos que relembram a cozinha da vovó são os chamados comfort food. Veja abaixo os restaurantes de São Paulo que seguem esse conceito.

Atualizado em 10 Abr 2012.

Por Marcus Oliveira
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Aprenda a fazer uma bola de chocolate surpresa

Receita tem um resultado incrível, sendo perfeita para ocasiões especiais

Aprenda a fazer um saboroso e prático Espaguete de Palmito com Ervas

Aprenda a fazer essa receita leve, contemporânea e saborosa!

Receita de drinks: aprenda a preparar um coquetel Negroni em casa

Confira em vídeo os segredos para fazer um coquetel impecável em casa

Aprenda a fazer o verdadeiro milk-shake de Ovomaltine

Veja a receita dessa delícia, que é perfeita para ser saboreada nos dias quentes

Aprenda a fazer um saboroso Grand Gateau de Nutella

Veja o passo a passo da receita da famosa sobremesa

Aprenda a fazer uma prática e saborosa esfiha de carne caseira

Receita tem preparo fácil e é uma ótima pedida para unir a família e amigos