Guia da Semana

A revista The Restaurant anunciou nesta quarta-feira, durante a premiação em Melbourne (Austrália), o famoso ranking The World’s 50 Best, que elege os melhores restaurantes do mundo. O nova-iorquino Eleven Madison Park, comandado pelo chef Daniel Humm, foi proclamado o melhor do mundo em 2017. O ranking é criado com os votos da Academia dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, um grupo de mais de 1.000 líderes internacionais da comunidade gastronômica.

O ranking traz alguns nomes clássicos, que todo brasileiro já está acostumado a ver por listas famosas, e também novidades. Na lista, figuram apenas restaurantes paulistanos e cariocas. O D.O.M, do célebre chef Alex Atala, está entre os 20 melhores, porém, perdendo posições (da 11ª para a 16ª no ranking), em relação a edição de 2016.

O segundo bloco de restaurantes, os que tecnicamente estão fora da lista dos 50 melhores, mas aparecem na seleção dos 100, também traz nomes brasileiros. O carioca Lasai (76ª colocação), do chef Rafael Costa e Silva, aparece pela primeira vez. Outro já conhecido da lista e que aparece novamente, apesar não ter figurado no ano passado, é o restaurante Maní (81ª posição), de São Paulo, da chef Helena Rizzo. Quem fecha a lista, na 100 ª posição, é o carioca Olympe, do chef e apresentador Claude Troisgros.

Confira os brasileiros que estão entre os 100 melhores restaurantes do mundo:

D.O.M - 16º lugar

O restaurante paulistano do chef Alex Atala aparece no 16º lugar da lista deste ano, sendo que em 2016 levou o 11º lugar. O D.O.M, localizado no bairro Jardins, também é um dos premiados pelo Michelin, com duas estrelas. Os clientes que forem ao local encontram apenas o menu degustação, que, segundo a casa, é a melhor forma de entrar em contato com a experiência gastronômica proposta pelo restaurante.

Lasai - 76º lugar

Representando os cariocas, o Lasai aparece pela primeira vez na lista, em 76º lugar. O local, que conquistou também 1 estrela do Guia Michelin, fica em Botafogo e é comandado pelo cozinheiro Rafael Costa e Silva, sua cozinha se baseia em produtos locais do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, os ingredientes utilizados no restaurante provêm de duas hortas, uma no Itanhangá e outra no Vale das Videiras. A cada nova temporada as hortas trazem novos produtos, o que obriga a casa a desenvolver menus inéditos.

Maní - 81º lugar

Apesar de seu reconhecimento no Brasil e diversos prêmios, o restaurante Maní não apareceu na lista do ano passado, mas agora surge em 81º lugar. Helena Rizzo foi eleita em 2014 a melhor chef mulher do mundo pela revista. O cardápio do restaurante, localizado na Zona Oeste de São Paulo, integra ingredientes e receitas tipicamente brasileiros a tendências gastronômicas mundiais.

Olympe - 100º lugar

Foi por pouco, mas o restaurante carioca Olympe conseguiu alcançar seu lugar na lista, ficando na última posição, esta é a primeira vez dele no ranking. O carioca Olympe, do chef francês Claude Troisgros, apresentador do canal GNT, e também do seu filho, o chef Thomas Troisgros, traz opções de menus fechados.

Por Marina Marques

Atualizado em 6 Abr 2017.