Guia da Semana

Pensou em Bahia, pensou em acarajé! Esse prato típico, de sabor e aroma tão intensos, é uma especialidade da culinária afro-brasileira. A receita clássica normalmente é feita como feijão-fradinho, sal, cebola e azeite de dendê, porém, hoje em dia existem outras variações do acarajé.

Se você ama a culinária tradicional e não dispensa um bom acarajé quentinho e bem recheado, saiba que não é preciso se deslocar até Salvador para provar a iguaria. Dá para se aventurar na cozinha e fazer acarajé em casa. Basta seguir a receita clássica e adicionar algumas pitadas de amor e axé.

Quer saber como preparar acarajé sem complicações? Então confira uma receita simples que selecionamos para você. Mas, antes disso, descubra um pouco mais sobre esse prato que faz sucesso no tabuleiro das baianas e conquista o paladar de pessoas do mundo inteiro. Vem com a gente!

Origens do acarajé

O acarajé brasileiro é originado do acarajé de Togo, Nigéria, Benin e Camarões, na África Ocidental. Na língua ioruba, “àkàrà” significa bola de fogo e “je” significa comer. Em livre tradução, acarajé quer dizer comer bola de fogo. Esse bolinho frito, na cultura afro, era exclusivamente uma oferenda aos orixás, mas no Brasil ele vai além disso. É um prato típico delicioso, que extrapola a esfera da religiosidade, embora, para as baianas, seja uma receita sagrada.

Receita básica de acarajé


Você vai precisar de:

  • 500 gramas de feijão fradinho cru

  • ½ kg de cebola

  • 3 dentes de alho

  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Ponha o feijão de molho na água fria por aproximadamente 4 horas. Logo que o feijão fradinho começar a inchar, lave para que ele solte a casca. Em seguida, processe o feijão até obter uma massa grossa e branca. Depois reserve. Bata no processador, separadamente, o alho e a cebola. Misture à pasta de feijão e passe tudo para uma panela grande. Usando uma colher de pau, mexa e bata bem a massa para deixa-la aerada. Coloque a massa de acarajé na geladeira e depois modele os bolinhos. Agora eles já estarão prontos para serem fritos e posteriormente recheados a gosto.

Quais são os principais acompanhamentos do acarajé?

O acarajé é um prato versátil, que combina com diferentes recheios. Ele deve ser servido quente e pode ser acompanhado de camarão seco, caruru, salada, vatapá, vinagrete, patê picante, camarão fresco refogado, bacalhau e, claro, com pimenta.

Segredos do acarajé

O principal segredo para que o acarajé fique macio é o tempo que você gasta batendo a massa. Ela deve ficar com a aparência bem espumosa e isso indica o ponto correto. Quanto à fritura, use 500 ml de óleo de soja misturado com 500 ml de azeite de dendê bem quentes, acomodados em uma panela larga e funda. Uma colher comum deve ser usada para pegar a massa e uma colher de pau para moldar os bolinhos.

Onde comer um bom acarajé?


Não precisa esperar a próxima viagem à Bahia, para comer acarajé, mas se você estiver passando por Salvador, procure um lugar tradicional para saborear o quitute típico da capital baiana. Veja a seguir alguns bons lugares para comer acarajé em solo soteropolitano:

  • Acarajé da Dinha: O acarajé da Dinha é o mais famoso da cidade e é comercializado no Largo de Santana, mais precisamente no bairro Rio Vermelho.

  • Acarajé da Regina: Também no Largo de Santana, o tabuleiro da Regina tem um acarajé com massa que derrete na boca.

  • Acarajé da Loira: Essa baiana te espera com o tabuleiro no Horto Florestal, um bairro nobre de Salvador. O quitute é saboroso e o ambiente muito agradável!

  • Acarajé da Cira: Também muito popular na região, esse acarajé pode ser encontrado no Largo de Itapoã ou no Largo da Mariquita.

E aí, gostou das nossas dicas e receitas? Já comeu esse prato típico da Bahia alguma vez na vida? O que achou da iguaria? Compartilhe as suas opiniões com a gente através dos comentários.

Atualizado em 7 Jul 2015.