Guia da Semana

Almoço natural

Restaurantes especializados oferecem refeições naturais para quem busca uma alimentação mais saudável

O verão está aí e, com as temperaturas mais altas, muita gente se anima a investir em uma alimentação mais leve e saudável. Por isso, o Guia da Semana RS foi atrás de restaurantes naturais bacanas de Porto Alegre.

Quer deixar de lado aquele prato pesado e gorduroso? Então confira nossas dicas e aposte em uma alimentação mais saudável, sem abrir mão de uma refeição deliciosa!

 

O Bar Ocidente é conhecido pelas festas direcionadas para o público mais alternativo. O espaço ocupado pelas baladas durante a noite, porém, dá lugar a um não menos tradicional restaurante de comida natural no horário do almoço.

De segunda a sábado, o Ocidente oferece refeições naturais com ênfase para pratos lactovegetarianos com um toque hindu, além de sobremesas. Entre as opções para o almoço estão pratos como o chapati - feito com pão indiano, tomate seco e ricota - e a esfiha de zátar com azeite de oliva, amêndoa e gergelim (foto). Para a sobremesa, a dica é o mousse de maracujá.

 

O restaurante Prato Verde foi criado a partir da proposta de aliar alimentação saudável com um ambiente agradável. Instalado nos fundos da igreja Santa Terezinha, com vista para o verde, o restaurante atende no horário de almoço oferecendo, além de variedade de saladas, refeições preparadas com alimentos naturais, integrais e sem agrotóxicos.

Os pratos oferecidos variam a cada dia e incluem tortas, panquecas, suflês, lasanhas, risotos, pizzas e massas e é servido como buffet livre. O cardápio diário fica disponível no site do restaurante.

 

Restaurante, pizzaria e mercado de produtos naturais são as três opções que o Flor de Maçã oferece aos clientes que buscam uma alimentação mais saudável.

A pizzaria funciona apenas para telentrega e aposta na massa integral - isenta de ovos e laticínios -, com opção de borda de gergelim. Em todas opções do cardápio, a mussarela pode ser substituída pelo tofupiry.

O restaurante funciona de segunda a sábado, no horário de almoço, com buffet natural com carnes brancas. O cardápio varia de acordo com o dia da semana e inclui peixe, frango, lasanha, sopas, legumes e massas, além de saladas e sobremesas.

Para os clientes com dietas especiais, a casa tem uma espécie de mercado natural. Chás, geleias orgânicas, granolas, pães e cucas integraus, suplementos alimentares e temperos são alguns dos produtos. A Flor de Maçã também oferece opções de alimentos diet, sem glúten e sem lactose.

 

A Alimentação Funcional é a aposta do bistrô Todo Saúde. A proposta é oferecer uma série de variações alimentícias de alto valor nutritivo e apetitosas. No cardápio, lanches, sanduíches, crostinis, doces e pratos quentes, todos preparados com ingredientes naturais.

Os destaques ficam com a salada de atum, o sanduíche de rúcula, tofu e tomate seco e o Risoto Todo Saúde (quinua real, rúcula, semente de linhaça e peixe).

 

Localizado na arborizada Rua da República, o Entreato - que funciona como pub à noite - ofere refeições veganas para que busca uma alimentação saudável e sem carnes. No horário de almoço, o restaurante atende no sistema de pratos prontos.

A cada dia da semana é oferecido um menu diferente com uma entrada, um prato quente, sobremesa e um chazinho para finalizar. O preço por refeição inclui todas as porções - que podem ser repetidas. No sábado, a casa costuma oferecer feijoada, acompanhada por legumes defumados, farofa, couve, laranja e arroz.

 

Inspirado na Índia, o Govinda funciona como restaurante ao meio-dia e como pizzaria à noite. No cardápio de almoço, os pratos, todos lacto-vegetarianos, ficam disponíveis no buffet cuja especialidade é a pakora (foto) - espetinho de batata e pimentão à milanesa, frito no óleo ghee (manteiga clarificada, sem colesterol nem gordura saturada). Outro destaque é o sabdi de legumes, um refogado de cenoura e brócolis com catupiry e condimentos exóticos.

À noite, a pizzaria tem serviço à la carte e telentrega. Os clientes podem montar a própria pizza, com os sabores preferidos. Entre as opções, há salsicha vegetariana, bolonhesa de soja, milho, azeitona, champignon, tomate seco, rúcula e brócolis.

Atualizado em 7 Ago 2012.

Por Gabriela Haas
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Eataly inaugura restaurante que homenageia regiões da Itália

Trattoria Italia é a novidade do Eataly que traz cardápio e clima típicos

Restaurantes lançam cardápio de outono/inverno no Rio de Janeiro

Confira as novidades gastronômicas para a estação ;)

Docerias e sorveterias que são paraíso dos veganos em SP

Confira um roteiro com guloseimas deliciosas e imperdíveis para quem é vegano

20 restaurantes que participam pela primeira vez da Restaurant Week

Evento acontece de março a abril e vai trazer novos restaurantes participantes

Tradicional padaria do Bixiga expande e inaugura restaurante com pratos do sul da Itália

Basilicata - Pão, Empório e Restaurante, sob comando do chef Rafael Lorenti, funciona no piso superior da padaria

10 restaurantes premiados que participam da São Paulo Restaurant Week 2017

Confira uma seleção de participantes premiados do festival gastronômico