Guia da Semana

O lámen definitivamente virou moda nos restaurantes brasileiros especialistas em culinária japonesa. Inclusive, até já demos a dica de onde encontrar esse prato em São Paulo. Mas se você prefere preparar essa iguaria em casa, sem problemas, te ensinamos a receita!

Esse prato, no geral, consiste em um bowl de caldo quente com macarrão e outros itens bem típicos japoneses. Sendo assim, você pode encontrar esses ingredientes em lojas especializadas nessa culinária, como em mercadinhos japoneses do bairro Liberdade, em São Paulo.

Quem nos ensina a receita de lámen é a Yoi! Rolls & Temaki, que passa a servir o prato no cardápio de inverno da casa. Ele é preparado com um macarrão de lámen cozido, kamaboko, shimeji batayake, cebolinha picada, lombo de porco e caldo especial para lámen. Saiba como reproduzir a receita em casa:

Lámen da Yoi! Rolls & Temaki

*Receita do sushiman chef Ricardo Yokota
Ingredientes

30g de kamaboko (iguaria japonesa semelhante ao kani)
25g de Shimeji Batayake
25g de cebolinha picada
60g de lombo de porco
180g de macarrão de lámen cozido
250ml de caldo para lámen

Modo de Preparo
Cortar ¾ fatias do Kamaboko e aquecer no micro-ondas por 30 segundos. Aquecer os 25g de Shimeji Batayake no micro-ondas por 1 minuto. Aquecer o kit de lombo de porco (60g) por 30s no micro-ondas. Aquecer o macarrão de lámen já cozido por 30 segundos no micro-ondas. Por último, aquecer o caldo no micro-ondas por 2 minutos. Montagem: Colocar no bowl as 180g de macarrão de lámen formando uma cama. Sobre o macarrão colocar o lamaboko, o lombo de porco, o shimeji e a cebolinha picada. Por último, cobrir delicadamente todo o prato com o caldo bem quente. Salpicar o prato com um pouco de pimenta togarashi como opção.

Por Marina Marques

Atualizado em 12 Jul 2016.