Guia da Semana

O samba é sucesso certo nas reuniões de família e amigos – nada melhor do que canções tocadas em cavaquinho e pandeiro para animar a festa.

+ Nostalgia no prato: comidas dos anos 80 e 90
+ Saiba mais sobre vinhos e seus benefícios

Assim como em São Paulo, Campinas também possui boas casas de samba e pagode. Para te ajudar, o Guia da Semana listou alguns dos melhores lugares da cidade para curtir o alegre som. Confira:

TONICOS BOTECO

O estabelecimento é um antigo casarão, que foi tombado como patrimônio histórico, com decoração que homenageia Carlos Gomes – há quadros alusivos a ele, assim como os pratos do cardápio, que têm nomes das suas composições. A sugestão do chefe para petiscar é o escondidinho de mandioca com carne seca.

ARMAZÉM 31

Com decoração rústica, inclusive peças de mortadela penduradas no teto como em um armazém, a casa chama a atenção pela programação cultural, que conta com muito pagode e samba – aos sábados, é a vez da música sertaneja envolver os convidados. Em relação à gastronomia, a casa conta com um cardápio variado, com destaque para o chapão de filé mignon com mandioca ou batata frita e o churrasquinho de filé com mussarela e vinagrete no pão francês, acompanhados de batata frita. Para beber, cerveja bem gelada e o drinque ceverosca, uma mistura de vodca, cerveja, limão e açúcar, em copo de 1,3 L com a borda cheia de sal.

CASA RIO

A decoração do salão estampa grandes figuras da música, como Chico Buarque, Beth Carvalho, Clara Nunes, entre outras. As mesas ficam em frente ao palco e o samba rola do começo ao fim da noite, com inspiração do garçom dançarino, o Pipoca.

BOTECO DO ANDRÉ

Vencedor do concurso "Comida Di Buteco" em 2013, com a coxinha de joelho, o Boteco do André é uma ótima opção para curtir um bom samba. Além da programação dançante, a casa ainda oferece o famoso bolinho de cupim com provolone. Para beber, destaque para a caipirinha de morango com maracujá, pimenta vermelha e vodca.

DICAS

- No Ao Vivo Music Bar, na Avenida Brasil, 1059, tem pagode ao vivo com o Samba de Responsa todos os domingos, das 18h até 0h;

- Samba ao vivo também é encontrado em um dos endereços mais concorridos de Campinas: Casa São Jorge, localizada na Avenida Santa Isabel, 655, Bairro Barão Geraldo, de quarta, sábado e domingo, das 19h até 2h;

- Aos sábados, no Cenarinho, situado à rua Coronel Quirino, 1722, nobairro Cambuí, é servida uma deliciosa feijoada ao som de samba;

- O Villa da Cachaça, localizado na rua Padre Almeida, 224, conta com atrações de samba, pagode e sertanejo universitário. A casa funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, e sexta-feira e sábado, das21h30 até as 3h30.

Atualizado em 16 Jul 2013.