Guia da Semana

Depois da confusão envolvendo Alex Atala e a dor de cabeça para o público no ano passado, a organização da Virada Cultural parece ter aprendido com os erros e tentou deixar o mais agradável possível a experiência gastrônomica no evento.

A duas principais atrações eram o Comida de Rua 24 horas, que rolou no Largo do Tesouro; e o Chefs na Rua, que aconteceu na Avenida São Luis. Um para servir comidinhas de rua para o público da Virada durante a noite inteira, o outro para disponibizar pratos de grandes chefs a preços acessíveis.

Isso sem contar as mais diversas barracas de pastel, yakissoba, salgados, doces e entre outros, espalhados pelos diversos palcos do evento. Depois de uma caça as bruxas na gestão do último prefeiro, é bom ver certas comidas de rua de volta a onde nunca deveriam ter saido.

De todas atrações gastrômicas, o evento principal o Chefs na Rua. Foram 30 barracas na Avenida São Luis, que reuniam pratos de grandes chefs a preços populares. Entre eles os chefs Allan Prisco, da Hamburgueria 162; Carole Crema, do La Vie En Douce; Edrey Momo, da 1900 Pizzaria, entre outros.

Com menos divulgação que no ano passado, o local não deixou de atrair muita gente, porém as longas filas estavam restritas apenas a algumas barracas com pratos mais disputados, como o Feijão Tropeiro, do Chef Luiz Emanuel; e o Escondidinho de carne seca, dos chefs Marcelo e Luis Pinheiro do Tarsila.

Sem grandes exageros este ano, a gastronomia parece estar caminhando para ter cada vez mais um lugar importante na Virada. Nossos estômagos agradecem.

Por Edson Castro

Atualizado em 19 Mai 2013.