Guia da Semana

Entre as avenidas Bartolomeu Mitre e Ataulfo de Paiva, a Rua Dias Ferreira foi o primeiro caminho aberto no bairro do Leblon. Ainda que tenha se tornado nos últimos anos um dos principais redutos das celebridades, a via mantém ar de província. Do início ao fim, ateliês, cafés, livrarias, restaurantes concorridos e botecos pé-sujos. Símbolo da nova geração carioca, a passagem agrega todo tipo de visitante.

Das peculiaridades dos restaurantes japoneses, passando por um bom vinho e até um bar descontraído para dividir entradinhas com os amigos: confira uma lista com o melhor da gastronomia da famosa e badalada rua do Leblon.

Bottega del Vino

A carta de vinhos apresenta 300 rótulos, sendo 80% de representantes do Velho Mundo. Um dos pontos fortes é a oferta de vinhos em taça, graças às máquinas Enomatic, que preservam as características da bebida aberta por até 21 dias. Cada máquina tem capacidade para oito garrafas e uma delas funcionará em sistema de cartão de consumação, para o público se servir de acordo com a vontade.

Rua Dias Ferreira, 78 - (21) 2512-6526 Leia mais

Café Severino

O Café Severino é um espaço gastronômico que funciona desde 1996, oferecendo sanduíches, saladas, doces e bebidas, uma opção a mais para os clientes da Livraria Argumento. Lá, o público pode ler os livros que adquirir e saborear as receitas do café.

Rua Dias Ferreira, 417 - (21) 2239-5294 Leia mais

Celeiro

O restaurante Celeiro, localizado no Leblon, oferece aos seus clientes cardápio variado, com pães artesanais e culinária saudável, preparando pratos mais leves e saudáveis com ingredientes selecionados e frescos.
Quem vai à casa pode saborear as opções de saladas prontas, pratos à base de carne, frango, peixes e sobremesas como trufas, mousses, tortas e cremes.

Rua Dias Ferreira, 199 - (21) 2274-7843 Leia mais

CT Boucherie

Misto de bistrô e açougue, a CT Boucherie é o quarto restaurante do francês Claude Troigros. Na decoração, paredes de azulejos como nos açougues antigos sobre um piso de madeira de demolição; tudo em meio a peças de carne, presunto e salames cenográficos pendurados no teto. Ao fundo, a cozinha aparente é um convite para aguçar o apetite. No cardápio, grelhados e diversos assados, como costela de cordeiro, magret de pato, kobe beef e prime rib. Além das opções do menu, no salão acontece um rodízio de acompanhamentos.

Rua Dias Ferreira, 636 - (21) 2529-2329 Leia mais

Esch Café

O Esch Café localizado no bairro do Leblon, funciona como tabacaria e restaurante. Os clientes podem apreciar charutos, cachimbos e cigarrilhas, além de desfrutar da gastronomia internacional com clássicos da culinária carioca e apresentações de jazz. Dentre as opções do cardápio estão o picadinho com arroz, farofa, banana e ovo poché e o cherne grelhado ao molho manteiga, limão e creme de leite, guarnecido de risoto de tomate seco.

Rua Dias Ferreira, 78 - (21) 2512-5651 Leia mais

Belmonte II

A filial do Belmonte situada no Leblon é mais uma loja da rede de "botecos-chiques" do empresário Antônio Rodrigues. Mais amplo e mantendo o mesmo padrão de atendimento das outras unidades, o bar é um local atrativo para os amantes da vida boêmia. Para quem não dispensa um lanche requintado, uma opção do cardápio é o sanduíche de carne assada com queijo.

Rua Dias Ferreira, 521 - (21) 2294-2849 Leia mais

gastrobar Q

O estabelecimento tem pratos assinados pelo chef Ronaldo Canha, como o roll de salmão com ovas de wasabi e granizado de vodka e minihambúrguer com creme de cogumelos e ovo de codorna. O chef ainda fez uma releitura de clássicos da comida de bar como o ovo de codorna colorido com maionese trufada e o mix de boteco (composto por coxinha de pato confit, dadinho de tapioca e provolone). Na carta de drinks, sucessos europeus como o Aperol e bebidas leves que levam frutas tropicais e ervas aromáticas.

Rua Dias Ferreira, 617 - (21) 2113-0564 Leia mais

Quadrucci - Leblon

Desde 2011 na badalada Rua Dias Ferreira, no Leblon, o Quadrucci une as cozinhas contemporânea e italiana em ambiente descontraído e elegante. Além de massas, risotos e carnes, a casa também sugere receitas com peixes e frutos do mar.

Rua Dias Ferreira, 233 - (21) 2512-4551 Leia mais

La Mole

O La Mole tem uma longa história na gastronomia carioca. A primeira loja foi inaugurada em 1958 e hoje conta com uma rede de restaurantes espalhados pelo Rio de Janeiro e Niterói. Entre os destaques do cardápio estão as massas, as aves, as pizzas, o couvert e os famosos medalhão à piamontesa e o mignonette ao limão siciliano com linguine.

Rua Dias Ferreira, 147 - (21) 3460-0800 Leia mais

Manekineko

Entre sashimis, os mais famosos são os cortes de salmão, como o Leque de Figo (fatias finas de salmão intercaladas com figo). O restaurante também cria sua própria linha de enrolados, como o Laos Rolls, que vem em acelga com recheio e cobertura de tartar de salmão sobre geleia de pimenta, e o Lightmaki (fatias de pepino com salmão, kani, cream cheese e cebolinha).

Rua Dias Ferreira, 410 - (21) 2540-7461 Leia mais

Minimok

Inaugurado em setembro de 2002, no Leblon, o Minimok conta com uma atmosfera intimista e descontraída. No projeto arquitetônico, a casa fugiu das referências japonesas clássicas, substituindo as tradicionais cores vermelhas pelo verde menta e o roxo, que harmonizam o ambiente juntamente com a madeira do mobiliário e as luminárias de fibra. O cardápio apresenta releituras de clássicos da culinária nipônica.

Rua Dias Ferreira, 116 - (21) 2511-1476 Leia mais

Sawasdee Bistrô

Tradicional em Búzios, o restaurante tailandês Sawasdee Bistrô abriu suas portas no Leblon em dezembro de 2007. Representante da culinária exótica, a cozinha do bistrô prepara novidades, além dos pratos célebres da matriz. Entre as criações, atum premium selado na chapa com shimeji ao saquê, creme de coco e gengibre com mexilhões crocantes ao alho poró, filé de cherne crocante com risoto de shiitake ao curry de maracujá e o risoto de frutos do mar levemente picante e salpicado com alho torrado e coentro.

Rua Dias Ferreira, 571 - (21) 2511-0057 Leia mais

Sushi Leblon

Mais antigo entre os restaurantes japoneses do Rio de Janeiro, o Sushi Leblon já recebeu clientes como Madonna e Tom Cruise. Agregando elementos da cozinha contemporânea, a casa traz pratos como a massa udon com frutos do mar, preparada com leite de coco e curry e em ovas de arenque, ouriço e vieiras.

Rua Dias Ferreira, 256 - (21) 2512-7830 Leia mais

Stuzzi Bar

Na decoração da casa, garrafas penduradas no teto recebem uma iluminação especial e dão um clima original ao bar. Da cozinha, uma sugestão para saborear é o Prato de Antipastos. Ideal para dividir com os amigos é composta por peperonata, abobrinha e berinjela em conserva, tomate confitado, crostini de patê toscano, azeitonas recheadas e lascas de Grana Padano. Para acompanhar, a casa dispõe de adega com mais de 40 rótulos de vinho, enquanto do bar saem drinks como o Yamí (vodkaa, molho de jabuticaba, graviola, limão siciliano e flor comestível) e o Stuzzi Spritz (vinho branco, morangos, mix de frutas e licor de mandarino).

Rua Dias Ferreira, 48 - (21) 2274-4017 Leia mais

Togu

Os apreciadores da cozinha contemporânea podem encontrar no Togu pratos típicos orientais. Inaugurado em 2004, o restaurante busca inovação gastronômica, experimentando misturas e tendências das culinárias brasileira, chinesa, vietnamita, coreana e japonesa. Entre os pratos principais, a casa oferece sushis, sashimis, yakissobas, atum e namorado grelhados, salmão em saquê e steak de mignon.

Rua Dias Ferreira, 90 - (21) 2294-2749 Leia mais

Zuka

Desde 2002 na rua Dias Ferreira, o restaurante Zuka conta com preparo rústico para inovar seu cardápio contemporâneo. Os clientes podem assistir a feitura dos pratos na grelha a carvão situada no salão. O cardápio é dividido em três categorias: do mar, do ar e da terra.

Rua Dias Ferreira, 233 - (21) 3205-7154 Leia mais

Por Angela Miguel e Marina Marques

Atualizado em 6 Mar 2014.