Guia da Semana

O mocotó é um prato composto por miúdos de bovino, como a pata, o úbere e a tripa grossa. Por ter gosto forte e ser muito substancial, a receita é ideal para ser degustada em épocas mais frias.

+ Saiba onde comer aos domingos em Porto Alegre
+ Veja onde encontrar mil-folhas em Porto Alegre

O mocotó popularizou-se no Rio Grande do Sul quando os estancieiros perceberam que o alimento mantinha o corpo aquecido e com vigor, podendo ser preparado como um caldo salgado ou com consistência de geleia.

Por ser calórico, o consumo frequente do mocotó não é recomendado, principalmente para pessoas que tenham um histórico de colesterol alto ou problemas cardíacos. Por isso, é somente no período do inverno que os restaurantes de Porto Alegre acrescentam o prato ao menu.

Bassoti Rei do Mocotó

No Rei do Mocotó, o prato é vendido entre os meses de março e outubro. Além do atendimento no restaurante, o local oferece serviço de tele-entrega. O mocotó é servido em um terrina (cumbuca), junto a pão, tempero verde e ovo.

Rua Coronel Bordini, 161 - (51) 3337-3969 Leia mais

Bristol Casa do Mocotó

O restaurante serve o prato no almoço e no jantar, com pão, tempero verde e ovo cozido picado. Nos demais horários, o local comercializa porções da receita em embalagens de, aproximadamente, 2,5kg, podendo ser congelado, resfriado ou morno.

Avenida Assis Brasil, 22 - (51) 3342-3492 Leia mais

Porto Alegre Churrascaria

Durante o inverno, a churrascaria serve mocotó todas as quintas-feiras. O restaurante vende, ainda, mocotó congelado em bandejas de 1kg, em qualquer dia do ano.

Avenida São Pedro, 934 - (51) 3343-2922 Leia mais

Don Valente

No restaurante Don Valente, o mocotó é servido na estação mais fria do ano, todas as sextas-feiras, compondo o buffet.

Avenida Pernambuco, 1293 - (51) 3374-2144 Leia mais

A Mocotó Caseiro

A Mocotó Caseiro trabalha apenas com serviço tele-entrega. O local serve porções de 750g, acompanhadas por salsa, ovo picado e azeitonas. É necessário consultar as áreas e as taxas para a entrega.

Avenida Ijuí, 527 - (51) 3779-8408 Leia mais

Por Lucila Rosa

Atualizado em 8 Ago 2013.