Guia da Semana

Nem toda salada se resume a alface e tomate com cebola ralada. A regra para uma boa salada é misturar tudo o que tiver de fresco e leve com um bom azeite ou sumos naturais. Para te ajudar a montar a salada ideal, o Guia da Semana separou algumas dicas para a hora de montar seu prato.

Proteínas como carnes, frios, queijos e ovos e frutos oleaginosos, como nozes e amêndoas, têm a função de contrastar sabores e texturas e decorar o prato. "Eles devem entrar na quantidade correta, nem mais nem menos", frisa a nutricionista Andréa Esquivel. A sugestão da especialista é de compor com no máximo 100 g de proteína em um prato vegetal colorido de 350 g.

Não fique limitado à tradicional Ceasar Salad. Tente novas, e saudáveis, opções.

Não se pode jogar qualquer coisa na saladeira. Até para as folhas é necessário certo discernimento. Brócolis, couve e repolho são mais pesados do que as levíssimas alfaces e seus congêneres agrião, almeirão e rúcula.

Já para frutas e legumes não há restrições. Inclusive, raízes e tubérculos, como batata, cenoura e inhame, podem ser apreciados cozidos em saladas mornas. Na hora de escolher os queijos, os brancos brie, cottage, mussarela de búfala e ricota caem melhor do que os amarelos reino e prato. Gostou das dicas? Quer comer uma salada de qualidade?

Veja abaixo uma lista algumas dos melhores restaurantes para se comer salada no Rio de Janeiro.

Atualizado em 7 Ago 2012.