Guia da Semana

Uma das principais funções da gastronomia é despertar nuances e sabores únicos. Para conquistar o paladar exigente da clientela, muitos chefs apostam na união de notas salgadas e açucaradas.

O recurso também está presente em diversos restaurantes participantes da São Paulo Restaurant Week 2012. Maçã verde e lombo de porco, maracujá e salmão, abóbora e amendoim são algumas das combinações agridoces escolhidas. Confira!

Accanto
Em sua segunda maratona gastronômica, o restaurante italiano traz, no jantar, o bombom crocante de provolone com geleia de damasco e rúcula é entrada agridoce.

Pé de Manga
Embaixo de uma mangueira gigante, é possível desfrutar de duas opções agridoces para o jantar. Como entrada, o taco de frango com vinagrete de manga e, no prato principal, filé de linguado ao molho de tâmaras com Risoto à Fiorentina (espinafre).


N’O Pote do Rei, mignon suíno com molho de maçã verde e purê de batata e ervilha. Crédito: Divulgação/Luis Simione

O Pote do Rei
O chef William Ribeiro montou cardápio para o almoço contemporâneo. Como principal indicação, o filé mignon suíno com molho cremoso de maçã verde e purê rústico de batata e ervilha.

D’Olivino
Quase todos os pratos oferecidos no almoço da Restaurant Week possuem combinações agridoces. A casa mediterrânea sugere a salada de folhas verdes com melancia, ricota temperada e hortelã como entrada. Como sugestão principal, sobrepaleta de porco cozida e finalizada ao molho de shoyu com cachaça e mel. Refogado de lentilha, feijão branco e abóbora completam o prato.


O frango ao curry com maçã verde é prato principal do almoço no Brie Restô. Crédito: Divulgação/Rafael Wainberg

Brie Restô
O bistrô ao estilo provençal oferece, no almoço, frango ao curry com maçã verde e purê de batatas. Já no jantar, a entrada é o folhado com erva-doce, queijo de cabra e molho de mel e lavanda.

Família Mineira
Releituras de receitas brasileiras marcam o menu da casa. A Salada Tropical (alface, agrião, rúcula, tomate cereja, queijo minas, manga e abacaxi) é entrada do almoço. Para prato principal, o Lombo Tonto (lombo frito ao molho de cerveja e gergelim torrado, acompanhado de arroz e purê de maçã verde).


No jantar do Ça-Va, salmão ao molho de maracujá. Crédito: Divulgação/Luis Simione

Ça-Va
O intimista bistrô participa das duas refeições para a Restaurant Week, ambas com pratos agridoces. No almoço, o medalhão de filé mignon com risoto de pera (no molho, redução de aceto balsâmico, gengibre e tomate cereja). Para o jantar, Saumon et Passion (filé de salmão ao molho de maracujá com legumes ao vapo).

Capcana
No Hotel Blue Tree Jardins, o restaurante serve no almoço o mix de folhas com queijo de cabra e nozes com molho de mostarda e mel. Como prato principal, filé de linguado ao molho de queijo brie e uva itália marinada no conhaque, acompanhado de arroz com amêndoas e nozes. No jantar, mix de folhas com uva moscatel, aipo, maçã ao vinagrete de azeite balsâmico e ervas é entrada, enquanto a posta de salmão grelhada com molho agridoce e arroz cítrico é prato principal.

Canvas Bar & Restaurante
No Hotel Hilton Morumbi, o restaurante contemporâneo participa com jantar na Restaurant Week. Como prato principal, destaque para o duo de porco sobre xerém de castanha de caju, inhame e legumes.


No Capim Santo, ceviche de peixe com palmito pupunha e sorbet de cajá. Crédito: Divulgação/Rafael Wainberg

Capim Santo
A chef Morena Leite, participando pela segunda vez da RW, colocou, no jantar o ceviche de peixe com palmito pupunha e sorbet de cajá, com uma apresentação, no mínimo, diferente.

Becco 388
A casa variada da Consolação traz, no almoço, folhas precoces orgânicas, carpaccio de beterraba, queijo de cabra, crocante de amêndoas e vinagrete cítrico de figo. No jantar, Philadelphia lobster wonton servido com geleia de apricot levemente apimentada. O único presente nos dois períodos é o espaguete de cacau ao molho cremoso de abobrinhas confitadas, acelga, tomates, azeitonas pretas e farofa crocante.


O quibe de abóbora com amendoim é entrada no Café Journal. Crédito: Divulgação/Rafael Wainberg

Café Journal
Na linha agridoce, duas das entradas chamam a atenção: o quibe de abóbora com amendoim e Tzatziki e as lulinhas recheadas de arroz vermelho com castanha de caju e buquê de folhas e redução de balsâmico e mel.

Emillia
Segunda vez na Restaurant Week, a casa italiana de Perdizes traz o risoto de salmão com maracujá para a hora do almoço.

Por Angela Miguel

Atualizado em 22 Ago 2013.