Guia da Semana

Com as altas temperaturas do verão brasileiro, impossível resistir à uma cerveja gelada. Mas você já imaginou deixar essa experiência ainda mais refrescante? Pensando nisso, a Kaiser decidiu combinar dois dos ingredientes mais requisitados do calor: cerveja e suco natural de limão.

A Kaiser Radler é voltada para quem busca refrescância em dobro em diversos momentos do dia a dia, como em churrascos, na praia, e até mesmo após a prática esportiva. Conhecida na Europa desde 1922, a versão brasileira é oferecida nas versões lata e longneck.

Sucesso na Europa, a cerveja do tipo Radler é uma receita alemã com baixo teor alcoólico, de apenas 2% (metade de uma pilsen), feita com uma mistura de 40% de cerveja com 60% de suco de limão.

Para acompanhar essa bebida refrescante, nada melhor que boa gastronomia. Confira opções de pratos, além do peixe grelhado, para combinar com a Kaiser Radler:

Frango com Gengibre e Limão

Os sabores de ervas e especiarias que se combinam com o limão incluem o gengibre, qie é uma raiz muito picante usada normalmente para fazer cerveja e água tônica e que, além disso, possui um certo ardor que pode ser pareado com a acidez do limão para fazer molhos. Além do gengibre, o frango harmoniza muito bem com a cerveja com limão, sendo uma refeição leve e saborosa.

Salada com vegetais

Uma salada com limão sempre é uma bom escolha, ainda mais quando os ingredientes também harmonizam com o sabor cítrico. Bons companheiros do limão incluem o pimentão e a couve-flor — o primeiro vem em muitas variedades e cores e possui um alto conteúdo de água e açúcar, além de um gosto suave que se beneficia da acidez do limão. Já a couve-flor, como o brócolis, é parente da família da couve, tratando-se de um vegetal muito suave, cozido ao vapor ou em um purê, fazendo com que o brilho do limão acentue seu sabor. Para quem busca uma comidinha leve, é uma ótima pedida.

Risoto de salmão com queijo gruyere

O salmão já sabemos que harmoniza muito bem com limão, mas se engana quem pensa que apenas o vinho pode harmonizar com produtos lácteos. O limão e o queijo são uma boa combinação, desde que o queijo seja suave e permita que a acidez da fruta se destaque sem dominá-lo completamente. Bons exemplos de queijos para harmonizar com a cerveja são o muçarela e o gruyere. O queijo muçarela é feito de leite (normalmente de búfala) e tem um melhor sabor quanto fresco (ao contrário de muitos queijos que são maturados). Já o gruyere é semi-mole, similar ao queijo suíço, mas com um ponto de fusão mais baixo, e pode ser combinado com o limão em um molho de queijo para adicioná-lo a pratos com frango.

Brownie de chocolate amargo

Já para a sobremesa, o limão é um bom complemento ao chocolate amargo, pois o cítrico realça o sabor normalmente apagado. Feito à base de cacau, açúcar e gordura sem sólidos de leite, o chocolate amargo possui muito mais benefícios do que o normal devido ao fato de que o nível de antioxidantes é mais alto. A cerveja com limão também pode ser harmonizada com muffins de limão com sementes de papoila e até na torta com merengue.

Por Marina Marques

Atualizado em 12 Mar 2014.