Guia da Semana

O restaurante Capim Santo, criado na Bahia e sucesso em São Paulo, chega ao Rio de Janeiro em julho com uma unidade no shopping de luxo Village Mall, Barra da Tijuca.

Especializado em gastronomia brasileira contemporânea, a primeira filial carioca repete a fórmula de sucesso da marca: ingredientes brasileiros, comida saudável, ambiente acolhedor, técnica francesa reconhecida qualidade no atendimento.

Nascido em Trancoso, litoral sul da Bahia, e reconhecido em São Paulo, é um empreendimento da chef Morena Leite e das sócias, a jornalista Adriana Drigo e a engenheira Daniela De Luca. O Capim Santo venceu, em 2011, o prêmio de Melhor Cozinha Brasileira pela revista Go Where Gastronomia e, em 2014, o Santinho ganhou o prêmio de Melhor Refeição em Bufê, segundo o júri do especial Comer & Beber 2014-2015, da Veja São Paulo.

Na unidade carioca, a arquitetura é de Miguel Pinto Guimarães e paisagismo tropical de Luiz Carlos Orsini, com uma área de 300 m². Com panelas Le Creuset espalhadas pela bancada gourmet, o buffet do almoço oferece opções de saladas frescas, grãos, leguminosas, proteínas, massas e tapiocas. Já à tarde, a tapioca é a estrela da casa.

No menu à la carte, para o jantar, há opções bem brasileiras como o bolinho de feijoada ou os clássicos da chef , como a salada de trigo com castanhas brasileiras e geleia de uvaia e o medalhão com queijo coalho acompanhado de ratatouille brasileiro com chuchu, pupunha, abóbora, cebola roxa e tomate. Como sobremesa, uma marca da chef Morena Leite: a releitura da clássica receita da vovó, o brigadeiro, mas verde, feito de capim santo e servido na colher.

Por Marco Sá

Atualizado em 22 Jun 2016.