Guia da Semana

Com muitos finais de semana de verão e o Carnaval pela frente, que tal pegar a estrada em direção a duas das praias mais agitadas do litoral norte? Distantes uma da outra por uma travessia de balsa, Ilhabela e São Sebastião são boas para apaixonados pela natureza e para quem não dispensa badalação na alta temporada.

Conhecida pelas cachoeiras e trilhas pela Mata Atlântica, Ilhabela possui bons restaurantes, sejam as casas pé na areia ou espalhadas pelo centro. Há opções para variados gostos, da pizza ao italiano, não esquecendo das casas especializadas em peixes e frutos do mar.

Renata Vanzetto pediu cadeiras, panelas e que as amiga fossem suas garçonetes quando abriu o Marakuthai em 2006, especializado na quente cozinha tailandesa. Quase seis anos depois, a chef lida com filas durante as noites na alta temporada e até abriu uma filial da casa na Capital. Já para os que querem distância da badalação jovem, o Famiglia Manzoli tem ares de cantina e cardápio italiano com massas recheadas, risotos, carnes e peixes que servem duas pessoas.

No embalo de casas tradicionais, o Viana está na ilha desde 1960 e atrai pela carta de peixes e frutos do mar, como o bobó de camarão e os lagostins com molho de maracujá. Outro especializado nas delícias do mar é o Cheiro Verde, que também privilegia os vegetarianos com versões de carne de soja. Em Itaquantuba, o Porto Kiosk Sushi lota por conta dos combinados orientais no almoço e do bufê de sushi, sashimis e outras delícias japonesas todas as noites.

Em Ilhabela, a forneria O Caminho da Pizza é conhecida pelas redondas de massa fina. Crédito: Divulgação

Aos paulistanos que não resistem a uma boa redonda, a forneria O Caminho da Pizza serve itens com massa fina e crocante cortados em 16 pedaços, ideais para serem comidas com as mãos. Mas se a ideia é desfrutar de ambiente requintado e cardápio contemporâneo, o Tróia Restaurante, no DPNY Beach Hotel, é famoso pelo menu franco-mediterrâneo.

Ainda que existam casas com menus variados, as praias de São Sebastião são famosas pelos restaurantes de peixes e frutos do mar. Em meio a plantas e pássaros da Mata Atlântica, os clientes do Acácia desfrutam de massas com camarão e peixes ao molho de frutas. Já no Badauê, em Juqueí, os espetinhos orientais, conhecidos como robatas, dividem a atenção com o peixe do dia, servido com molho de alho e camarões.

Também em Juqueí, o Chapéu de Sol tem ambiente rústico e carta de vinhos e caipirinhas. O camarão na moranga é prato popular. Tradicional, o Gulero inspira-se na cozinha mediterrânea e conta com cinco diferentes espaços, com destaque para o pátio em que as mesas ao redor da jaqueira são disputadas. A praia também foi escolhida para abrigar filial do Sassá Sushi, casa japonesa conhecida em São Paulo.

Na região de Camburi, três casas chamam atenção: o Manacá tem ambiente aberto, construído com bambus e palafitas; o Framboesa, de decoração simples e cardápio repleto de sugestões variadas e leves, ideais para o verão; e o Ogan, elegante casa com amplas janelas e deque para jardim próprio.

Por Angela Miguel e Clayton Santos

Atualizado em 7 Ago 2012.