Guia da Semana

Para quem está de dieta não é fácil viver em São Paulo. Cantinas, pizzarias, bistrôs, trattorias... São muitas as opções que deixam o paladar tentado a cometer exageros gastronômicos. Mas a boa notícia é que, assim como são muitas as opções fartas, a cidade também é repleta de opções leves e saudáveis.

Para quem está de dieta ou busca uma alimentação mais light neste verão, listamos restaurantes que oferecem cardápios supersaudáveis e também saborosos, de tapioca a hambúrguer de batata-doce.

Frutaria São Paulo

A famosa Frutaria São Paulo é um dos locais queridinhos dos amantes de comida saudável, principalmente no verão. No cardápio opções de burguers, saladas, sanduíches, omeletes de clara, pratos principais, sobremesas, sucos naturais, vitaminas e mais, tudo com a proposta saudável. Todas as lojas contam também com banca de frutas, bicicletário e um lugar especial para cachorros. Tem acesso para deficiente e banheiro adaptado. Na foto: guisadinho de frango orgânico thai, missô, cogumelos, arroz integral e farofa de amendoim.

Avenida Hélio Pellegrino, 100 - (11) 3846-1124 Leia mais

Desfrutti

Presentes em ruas e shoppings de São Paulo, a rede atrai a clientela com saladas em grandes porções, wraps frios, sanduíches naturais, crepes doces e salgados e grelhados. Para acompanhar, há sucos naturais e vitaminas. Boas pedidas são as vitaminas Pauba (mamão, banana, maça, aveia, mel e leite ou laranja) e o suco Pele (framboesa, morango, mel e água de coco). No verão, a casa também traz smoothies funcionais, entre as sugestões: hibiscus funcional = atua como ação diurética e antioxidante (chá de hibiscus, amora, banana e chia), smoothie matcha funcional = favorecem a termogênese, queima de gorduras e inibição do apetite (chá mate verde & matcha limão, banana e hortelã) e smoothie funcional = altamente rica em fibras e proteínas que favorecem o intestino e a recomposição celular (bebida de arroz + fibras, banana e blueberry).

Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 1219 - (11) 3168-1441 Leia mais

Tapiocaria Market

Como o nome já diz, a Tapiocaria Market tem em seu cardápio os mais variados tipos de tapioca, servidas com saladinha. Com curadoria de Gabriela Pugliesi, a casa conta com 15 opções salgadas e três doces, com preços que variam de R$ 13,90 a R$ 27,90. Além da tapioca tradicional, a casa também oferece wrap, tapiburger e temakioka, todos preparados com a goma da tapioca.

Rua Magalhães de Castro, 12001 Leia mais

Shakeria Nutrindo

Localizada na Alameda dos Aicás, em Moema, a Shakeria Nutrindo é o lugar perfeito para os ratos de academia. Um dos maiores sucessos da casa é o Hambúrguer Performance: hambúrguer de frango artesanal, espinafre, mussarela light, batata doce ao invés de pão e tempero especial. Além disso, o cardápio ainda conta com bolo de batata doce, omeletes, wrap, açaí, peixes, lasanha de batata doce com frango e café da manhã fitness aos domingos.

Alameda dos Aicás, 1535 - 11 2639-8258 Leia mais

Pé no Parque

Com um projeto arquitetônico inspirador, o Pé no Parque não tem portas ou janelas em sua fachada. A casa possui ambiente clean marcado pelas estruturas de madeira, vidro e verde. Seja para um lanche, chá da tarde, almoço, jantar, happy hour com amigos, repor as energias depois do treino ou um café da manhã no fim de semana, o cardápio foi feito na medida para agradar a geração saúde. Para os adeptos dos alimentos orgânicos, existem sugestões de saladas, sorvetes e carne orgânica grelhada. Com a variedade de 22 tipos de sucos naturais, feitos com frutas de todo Brasil, algumas exóticas, entre elas Cupuaçu, Siriguela, Graviola. Não poderia faltar o suco premium de Clorofila. São feitos também cremes na tigela, vitaminas, smoothies e energéticos.

Rua Inhambu, 240 - (11) 5051-3376 Leia mais

Not Guilty

O Not Guilty surgiu na Suíça em 2007 com o objetivo de trazer refeições rápidas, leves e saudáveis, sem serem exclusivamente "verdes" ou vegetarianas, mas para todos que estão sem tempo e buscam uma comidinha nutritiva. No cardápio, saladas ricas em fibras, saladas com proteínas, sopas e caldos, sanduíches, quiches e toasts, sucos naturais e também sobremsas. Na foto: Salada Louis XVI, camarões rosa, mix de folhas, mini batatas, laranja, manga e palmito.

Rua do Rocio, 209 - (11) 3539-1175 Leia mais

Befresh

Elaborado com receitas em sua maioria de baixas calorias, o menu BeFresh oferece opções para todos os gostos. Descrições sobre os benefícios dos ingredientes para a saúde também estão presentes no cardápio. Entre as entradas, a pedida é o Rolinhos de Parma (presunto parma enrolado com pepino marinado, pasta de cream cheese com dill, acompanhado de pão de cereais) e as Bruschettas Mistas (tomate, cebola e manjericão; chutney de figo, queijo brie e glaze de balsâmico; tomate seco, queijo feta e pesto). As opções de pratos principais oferecem receitas como Cordeiro Marroquino e o Salmão Crocante. Além de saladas e sanduíches, os wraps também são uma boa pedida.

Rua Professor Carlos de Carvalho, 95 - (11) 3078-0558 Leia mais

Madureira Sucos

Com clima e cardápio bem verão, o Madureira Sucos investe no menu light. A casa conta com uma grande variedade de sucos, que vão de elaborações exóticas, complementos e também funcionais. Há também vitaminas, smoothies, milk shakes, salada de frutas e tudo mais que tiver a cara do clima tropical. Para quem estiver com fome, a casa traz sanduíches naturais, tortas, salgados light, grelhados, omelete, salada e sopa.

Rua João Cachoeira, 217 Leia mais

Por Marina Marques

Atualizado em 1 Mar 2016.