Guia da Semana

Este evento terminou

Em O Tempo sob Medida, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro exibe pela primeira vez no Brasil o acervo da Fundação Medeiros e Almeida, que reúne a maior coleção de relógios raros do mundo. O público confere 200 verdadeiros tesouros selecionados pelo curador Luiz Geraldo Dolino. São modelos de bolso, despertadores, de pé, personalizados, entre outros.

A questão do tempo sempre foi discutida e não há como se desvencilhar disso. A maior parte das pessoas que vivem em uma grande metrópole como o Rio de Janeiro passa o dia em função do relógio para executar atividades cronometradas e lidar com a falta de tempo. Para o filósofo Platão o tempo era parte de uma ordem divina.

Já para Aristóteles, a noção do tempo era intrínseca ao universo. Santo Agostinho dizia que o tempo resultava do movimento de todos os corpos. Apesar de essencial, Kant acreditava que o tempo era destituído da realidade. Newton afirmou a uniformidade do tempo. O primeiro instrumento de medição foi o relógio de sol, seguido do de água e a ampulheta. O relógio de pêndulo nasceu a partir das descobertas de Galileu Galilei em 1541.

Mapa do local

O Tempo Sob Medida

Data 29 Jul 2008-14 Set 2008
29 de julho a 14 de setembro de 2008.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) Terça a domingo, 10h às 21h.

Exposição: Objetos Históricos

Endereço
Rua Primeiro de Março, 66, 20010-000

Telefone (21) 3808-2020