Ipanema


  • Créditos:

Endereço: Avenida Vieira Souto, s/nº, Via da orla de Ipanema | Como chegar >

LOCALIZAÇÃO E ESTACIONAMENTO NA REGIÃO
"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça/ É ela a menina que vem e que passa/ Num doce balanço a caminho do mar". É impossível não reconhecer esse trecho da música Garota de Ipanema de Tom Jobim, que praticamente virou hino do bairro de Ipanema. Essa é uma área residencial que concentra bons restaurantes, bares agradáveis, galerias de arte, livrarias, casas de cultura, cinemas, igrejas antigas e comércio sofisticado voltado ao vestuário, decoração e acessórios para todas as idades.

Em paralelo a toda essa intelectualidade e requinte estão as maravilhas naturais. Ipanema é um bairro arborizado, repleto de praças, e banhado pela Praia do Arpoador e Praia de Ipanema A orla é bastante movimentada por pessoas de todas as idades caminhando, correndo ou passeando de bicicleta na ciclovia. Alguns grupos predominam em determinados pontos da praia, como as famílias no Posto 8 e o público gay entre as ruas Teixeira de Melo e Farme de Amoedo. Já na Praia do Arpoador vale destacar o show do pôr-do sol visto da pedra do Arpoador. Um lembrete: esta praia desaparece em período de ressaca.

Caminhar pelas ruas do bairro torna-se um passeio agradável. As principais vias são a Visconde de Pirajá, Barão da Torre, Garcia D´ Ávila e Aníbal de Mendonça, elas concentram grandes marcas e disputados restaurantes. Na Visconde estão as concorridas galerias Fórum de Ipanema e Ipanema 2000 e um sebo com publicações raras chamado A Cena Muda. A Barão é a mais tranqüila, aqui estão as churrascarias Esplanada Grill e Porcão. A rua Garcia D´Ávila é o ponto das marcas luxuosas, em seus sete quarteirões estão as grifes H. Stern, Louis Vuitton, Cartier e MontBlanc. A Aníbal também é movimentada, conta com a loja da Maria Bonita Extra e os restaurantes Gero e Forneria.

Foto: Praia do Arpoador (Acervo RioTur)

Comentários

Destaques do guia