Guia da Semana

Leopoldina - Hotel Solar do Império -Petrópolis

Leopoldina - Hotel Solar do Império -Petrópolis

Horário(s) Segunda a quinta, 12h às 22h; sexta e sábado, 12h às 0h.

Endereço
Avenida Koeller, 376, Centro 25685-060

Telefone (24) 2103-3000

O restaurante Leopoldina, no recém-inaugurado hotel Solar do Império, em Petrópolis, conta com receitas contemporâneas e mistura de sabores. O cardápio é assinado pela chef Claudia Mascarenhas, que traz no currículo experiências significantes - morou em Portugal, foi dona de uma creperia em Nova Iorque, comandou a cozinha do restaurante carioca Guimas e abriu sua própria casa no Rio, em 1999, o Sítio Arqueológico.

Uma das mais recentes invenções da chef presta uma homenagem à Carmem Miranda e coloca o restaurante em clima de carnaval até o dia 28 de fevereiro. Como uma alusão ao famoso documentário biográfico da artista, o menu Bananas is my business? será a atração da casa durante esse período.

Quem optar pelo cardápio temático pode começar com a entrada O que é que a baiana tem?, preparada com folhas verdes, camarões empanados com coco e servida com vinagrete de geléia de pimenta.. Elaborado com steak elaborado com steak com molho BBQ e Baked Potato recheada, o prato principal foi chamado de "Disseram que voltei americanizada". Para arrematar, a sobremesa: o Crepe Carmem Miranda, com frutas tropicais e calda de chocolate.

Com o objetivo de oferecer gastronomia de qualidade e eventos culturais aos seus clientes, em paralelo à refeição temática, o documentário "Bananas is my business", uma produção de caráter biográfico e ficcional sobre Carmem Miranda, será exibido no salão do hotel Solar do Império, onde fica o restaurante. Depois da exibição, os cineastas Helena Solberg e David Meyre comandam um debate sobre o filme. Para servir a platéia, a chef montou um open bar com drinks tropicais e petiscos no próprio salão que abrigará o evento.

Quem preferir, pode apreciar os destaques do cardápio tradicional, inspirado na temporada em que a chef passou em Portugal: o Bacalhau Pensado na Cama que, apesar do nome irreverente, é um prato sofisticado. "Ele foi realmente ´pensado na cama´, num domingo. Eu não sabia o que fazer para o almoço e comecei a elaborar a receita junto com o meu marido!".

Já as receitas contemporâneas - como o salmão em crosta de gergelim e pato com panquequinhas de batata e molho Teriaki de cachaça - têm influências da época em que a chef morou em Nova Iorque. Clássicos brasileiros reinventados incrementam o menu, como o picadinho de mignon guarnecido com flã de parmesão. Para finalizar, uma boa pedida é a sobremesa merengues com morangos.

A casa conta também com uma adega, supervisionada pela própria chef e por seu marido, Domingos Mascarenhas. A carta de vinhos oferece rótulos franceses, portugueses, espanhóis, chilenos, italianos, uruguaios, argentinos e nacionais.

Foto: Divulgação

Atualizado em 7 Ago 2012.

Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

Imperatriz Leopoldina

Imperatriz Leopoldina

Palácio Rio Negro

Palácio Rio Negro

139m

Casa Imperial - Petrópolis

Casa Imperial - Petrópolis

331m

Cervejaria Bohemia

Cervejaria Bohemia

369m A Bohemia inaugurou um centro de experiência cervejeira em Petrópolis !

Palácio de Cristal - Petrópolis

Palácio de Cristal - Petrópolis

420m

Palácio Duque de Caxias

Palácio Duque de Caxias

1440m

Notícias recomendadas

TGI Fridays anuncia que inauguração vai acontecer no aniversário de São Paulo

Rede americana de casual dining abre suas portas em 25 de janeiro na capital

9 lugares para comer deliciosas empanadas em São Paulo

Confira um roteiro com bares e restaurantes que servem empanadas de vários sabores

Restaurantes que vão estar abertos em SP em 1º de janeiro

Bacio di Latte lança gelato sabor panetone de chocolate

Sorvete tem base de leite com pedaços de chocotone e gotinhas de chocolate belga

Instalada no Higienópolis, pâtisserie colaborativa reúne melhores receitas da cidade feitas por diferentes chefs

Sweetshop Pâtisserie e Café oferece aos clientes uma variedade enorme de doces, feitos por diferentes grifes

T.G.I. Fridays volta ao Brasil no início de 2017

Rede norte-americana que fechou lojas brasileiras há alguns anos, volta para São Paulo em janeiro