Guia da Semana

Santa Teresa

Santa Teresa

Endereço
,, 00000-000
O charmoso bairro do Rio de Janeiro, Santa Teresa é um polo artístico e intelectual de ruas estreitas, casarões antigos e muitas atrações culturais. O fato de ser frequentado por escritores, fotógrafos, artistas plásticos, jornalistas e pessoas descoladas em geral, já vem de muito tempo. Santa Teresa serviu de cenário para grandes romances da literatura brasileira, como Lucíola, de José de Alencar, Iaiá Garcia e Quincas Borba, de Machado de Assis.
 
Além disso, foi o endereço da escritora Raquel de Queirós e dos modernistas Manuel Bandeira e Mário de Andrade. Para completar as curiosidades, Santa Teresa ainda preserva o carnaval de rua; foi o primeiro bairro a ser considerado área de proteção ambiental com metade de sua área não urbana; realiza em todos os sábados de lua cheia um ritual de celebração cultural no Largo das Neves.

Ligando o bairro ao centro do Rio de Janeiro está o bondinho, o único no país que ainda funciona diariamente, das 6h às 22h. Não é pra menos que o Museu do Bonde foi transferido para Santa Teresa em 1998, antes localizado no Largo da carioca. Lá estão peças antigas como relógios originais e réplicas em tamanho real. Outra atração histórica é a casa de um dos ativistas da República do Brasil, Benjamin Constant. O casarão de 1860 virou museu, preservando todos os objetos e uma grande biblioteca. O acesso é restrito a agendamento.
 
Ainda destacando os museus, o Chácara do Céu guarda obras de grandes artistas como Miró, Portinari e Di Cavalcanti. Logo ao lado está o Parque das Ruínas, um antigo imóvel que pertenceu a Laurinda Santos Lobo. Ali eram realizadas as festas e saraus mais badalados. Hoje, o parque realiza exposições e espetáculos.

Santa Teresa ferve com ateliês. Eles são tantos que anualmente se reúnem no evento Arte de Portas Abertas, realizado em julho. De esculturas de sucata a jóias, as oficinas formam um reduto atrativo. Mas, é importante destacar que muitos funcionam com agendamento. No meio de tanta arte não poderia faltar a sétima. O Cine Santa Teresa funciona desde 2005, quando deixou de ser itinerante e ganhou um endereço. A sala é pequena, com capacidade para apenas 46 pessoas. A programação costuma variar entre infantil e filmes alternativos, que não são exibidos nas salas multiplex.

Para concluir o passeio pela história, o bairro oferece muitas opções de restaurantes, bares e cafés. Misturando cachaça, comida mineira e arte contemporânea está o Bar do Mineiro, embalado pelo samba está o Simplesmente, para quem quer arriscar a comida bem temperada do Norte a opção é o Espírito Santa, já quem busca a culinária européia ficam o Adega do Pimenta - com pratos alemães - e a Alda Maria - com doces portugueses.



Endereços
Alda Maria - R. Almirante Alexandrino, 1116. Tel.: 2232-1320
Adega do Pimenta - R. Almirante Alexandrino, 296. Tel.: 2224-7554 (Leia mais)
Bar do Mineiro - R. Paschoal Carlos Magno, 99. Tel.: 2221-9227 (Leia mais)
Cine Santa Teresa - R. Paschoal Carlos Magno, 136. Tel.: 2507-6841
Museu Casa de Benjamin Constant - R. Monte Alegre, 255. Tel.: 2509-1248
Museu Chácara do Céu - R. Murtinho Nobre, 93. Tel.: 2224-8981 (Leia mais)
Museu do Bonde - R. Carlos Brandt, 14. Tel.: 2292-6993
Parque das Ruínas - R. Murtinho Nobre, 169. Tel.: 2252-1039 (Leia mais)
Simplesmente - R. Paschoal Carlos Magno, 115. Tel.: 2221-0337 (Leia mais)

Foto: Pedro Kirilos / Riotur

Atualizado em 30 Abr 2012.

Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

Museu Casa de Benjamin Constant

Museu Casa de Benjamin Constant

127m

Mike´s Haus Imbiss

Mike´s Haus Imbiss

147m

Bar do Mineiro

Bar do Mineiro

153m

Museu do Bonde

Museu do Bonde

158m

Centro Cultural Laurinda Santos Lobo

Centro Cultural Laurinda Santos Lobo

166m

Cine Santa Teresa

Cine Santa Teresa

180m O Cine Santa Teresa firmou-se como opção cultural, social e educacional