Guia da Semana

Galeria Ornitorrinco

Primeira galeria de ilustrações do País promove o desenvolvimento da ilustração e de seus autores por meio de exposições

Galeria Ornitorrinco

Horário(s) De segunda a sábado, das 10h às 19h.

Endereço
Av. Pompeia, 520, Oeste 05022-010

Site do estabelecimento

Idealizada pelos ilustradores Mauro Souza e Marcio Guerra, a Galeria Ornitorrinco foi inaugurada no dia 5 de dezembro e é a primeira galeria de ilustrações do Brasil. O espaço exibie obras de ilustradores consagrados, além de jovens artistas promissores.

A ideia da abertura da galeria remonta ao início deste ano. Na ocasião, Mauro Souza e Marcio Guerra, sócios do Estúdio Ornitorrinco, perceberam que havia uma demanda do mercado de colecionadores e consumidores de arte por trabalhos de ilustração já conhecidos no mercado editorial e publicitário. Em paralelo a isso, ilustradores produziam expressivamente, porém sem um local em que pudessem expor suas obras. Aliando essas duas necessidades, resolveram criar a primeira galeria brasileira de ilustração.

O local ainda organiza exposições regulares, com 30 a 60 dias de duração, assim como cursos e workshops relacionados à área. Entre eles, estão: Oficina de encadernação com Alexandre Eschenbach; Workshop de caricatura com Baptistão; Palestras com Montalvo Machado; e Workshop de ilustração editorial, por Mauro Souza. 

Sobre os idealizadores:

MAURO SOUZA

Arquiteto e ilustrador, nascido em Belém do Pará em 1974. Formado em arquitetura pela UFPA, e com mestrado pela USP, desde 1998 trabalha na Mauricio de Sousa Produções, atuando na criação e no design de cenários para desenhos animados. Participou também na produção de comerciais, longas-metragens e séries para a TV.

Em 2011, junto com o ilustrador Marcio Guerra, criou o Estúdio Ornitorrinco, no qual desenvolve trabalhos de ilustração editorial para revistas, livros didáticos e paradidáticos.

MARCIO GUERRA

O paraense Marcio Guerra é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPA. Em 2005, mudou-se para São Paulo, onde se especializou em Design Gráfico pelo SENAC e começou a atuar profissionalmente como ilustrador.

Trabalhou por dois anos na Mauricio de Sousa Produções e, em 2008, resolveu se dedicar ao trabalho autônomo de ilustração. Colaborou com grandes empresas, como Moderna, Saraiva, Ática, Scipione, Abril, Natura e Itaú, ilustrando livros didáticos, paradidáticos, literatura, revistas, jogos, embalagens, etc.

Em 2011, junto com o ilustrador Mauro Souza, abriu o Estúdio Ornitorrinco e, hoje, com essa mesma parceria, está inaugurando a primeira galeria brasileira de ilustração.

Atualizado em 2 Dez 2013.

Compartilhe

Comentários

Notícias recomendadas

Obras do MASP agora podem ser vistas em plataforma on-line gratuita

Museu integra a partir de hoje o acervo do Google Arts & Culture

Museu do Café, em Santos, inaugura exposição gratuita sobre propaganda da bebida

A partir de 28 de dezembro, os visitantes poderão conhecer as estratégias das marcas de café de 1900 a 1959

Especial férias: MASP abre ao público em todas as segundas-feiras de Janeiro

Programação de férias disponibiliza cinco dias a mais para visitar o Museu

5 motivos para assistir ao documentário "O começo da vida" na Netflix

O filme mostra a importância dos primeiros anos de vida sob a ótica dos quatro cantos do mundo

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA