Guia da Semana

Galeria Ornitorrinco

Primeira galeria de ilustrações do País promove o desenvolvimento da ilustração e de seus autores por meio de exposições

Galeria Ornitorrinco

Horário(s) De segunda a sábado, das 10h às 19h.

Endereço
Av. Pompeia, 520, Oeste 05022-010

Site do estabelecimento

Idealizada pelos ilustradores Mauro Souza e Marcio Guerra, a Galeria Ornitorrinco foi inaugurada no dia 5 de dezembro e é a primeira galeria de ilustrações do Brasil. O espaço exibie obras de ilustradores consagrados, além de jovens artistas promissores.

A ideia da abertura da galeria remonta ao início deste ano. Na ocasião, Mauro Souza e Marcio Guerra, sócios do Estúdio Ornitorrinco, perceberam que havia uma demanda do mercado de colecionadores e consumidores de arte por trabalhos de ilustração já conhecidos no mercado editorial e publicitário. Em paralelo a isso, ilustradores produziam expressivamente, porém sem um local em que pudessem expor suas obras. Aliando essas duas necessidades, resolveram criar a primeira galeria brasileira de ilustração.

O local ainda organiza exposições regulares, com 30 a 60 dias de duração, assim como cursos e workshops relacionados à área. Entre eles, estão: Oficina de encadernação com Alexandre Eschenbach; Workshop de caricatura com Baptistão; Palestras com Montalvo Machado; e Workshop de ilustração editorial, por Mauro Souza. 

Sobre os idealizadores:

MAURO SOUZA

Arquiteto e ilustrador, nascido em Belém do Pará em 1974. Formado em arquitetura pela UFPA, e com mestrado pela USP, desde 1998 trabalha na Mauricio de Sousa Produções, atuando na criação e no design de cenários para desenhos animados. Participou também na produção de comerciais, longas-metragens e séries para a TV.

Em 2011, junto com o ilustrador Marcio Guerra, criou o Estúdio Ornitorrinco, no qual desenvolve trabalhos de ilustração editorial para revistas, livros didáticos e paradidáticos.

MARCIO GUERRA

O paraense Marcio Guerra é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPA. Em 2005, mudou-se para São Paulo, onde se especializou em Design Gráfico pelo SENAC e começou a atuar profissionalmente como ilustrador.

Trabalhou por dois anos na Mauricio de Sousa Produções e, em 2008, resolveu se dedicar ao trabalho autônomo de ilustração. Colaborou com grandes empresas, como Moderna, Saraiva, Ática, Scipione, Abril, Natura e Itaú, ilustrando livros didáticos, paradidáticos, literatura, revistas, jogos, embalagens, etc.

Em 2011, junto com o ilustrador Mauro Souza, abriu o Estúdio Ornitorrinco e, hoje, com essa mesma parceria, está inaugurando a primeira galeria brasileira de ilustração.

Atualizado em 2 Dez 2013.

Compartilhe

Comentários

Explore ao redor

Notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças