Guia da Semana

A Geladeira

Com texto non sense, Terça Tem Teatro debate papéis sociais, sexualidade e subjetividade em peça dirigida por Nelson Baskerville

Este evento terminou

A Geladeira

Data Ter 21 Jun
21 de junho de 2016

Preço(s) Grátis

Horário(s) Terça-feira, às 20h

Peças de teatro: Alternativo

Próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Avenida Paulista, 149, 01311-000

Telefone (11) 2168-1778

No dia 21 de junho, terça feira, às 20h, a programação Terça Tem Teatro, do Itaú Cultural, apresenta A Geladeira, peça da Cia AntiKatártiKa Teatral, com texto do dramaturgo argentino Copi – pseudônimo de Raúl Damonte Botana (1939-1987) – e direção do brasileiro Nelson Baskerville. ​Sozinho em cena, o ator Fernando Fecchio interpreta “L”, um homem que acorda na manhã do seu 50º aniversário e se depara com uma geladeira no meio da sala. Dela, ele vê saltar figuras do seu passado, como a mãe, a empregada, a psicanalista e o cachorro. A trama gira em torno de uma existência humana que se recusa a se fixar em um único lugar e na qual os papeis sociais, a sexualidade e a subjetividade aparecem em pleno trânsito.

O viés surrealista, o humor e a violência transgressora característicos da obra de Copi estão presentes em cena como uma crítica à sociedade contemporânea. O dramaturgo, que levou às suas direções e atuações, histórias e situações reais, vividas por ele ou por pessoas próximas, mantém o exagero como traço fundamental de seus personagens, levando a realidade de forma aumentada para o palco.

A concepção visual do espetáculo dialoga com a estética do fotógrafo americano David Lachapelle, em uma cenografia com cores fortes e vibrantes, a começar pelo objeto que dá nome ao espetáculo, em modelo vintage e na chamativa cor vermelha. Ao lado de outros elementos, cria uma atmosfera onírica, cômica e decadente. Ainda dentro dessa proposta estética, a trilha sonora é composta por hits do cantor Barry Manilow, do Queen e da Love Unlimited Orchestra, criada pelo cantor romântico Barry White.

O ativismo de Copi no movimento LGBT, sua radical liberdade criadora, seu questionamento sobre a condição humana e sua obra tanto irônica, ácida e feroz quanto com amor, prazer e melancolia, acabaram por fazer com que a direção do espetáculo A Geladeira ficasse a cargo do premiado Nelson Baskerville. Desde o sucesso do documentário cênico Luis Antonio-Gabriela –sobre o irmão mais velho do diretor, que nos anos 1960 partiu para a Espanha sob o nome de Gabriela, e que vai reestrear dentro da programação Todo os Gêneros, no Itaú Cultural –, o diretor tem trabalhado em projetos de cunho biográfico e político, em uma carreira que vem sido reconhecida e consolidada pelo seu olhar para extremos sociais e de comportamento. Baskerville viu na obra de Copi uma potência e urgência em tempos de tamanha intolerância gerada pela homofobia.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

Café Cultural - (Gil Bistrot no Itaú Cultural)

Café Cultural - (Gil Bistrot no Itaú Cultural)

Museu Herculano Pires - Itaú Numismática

Museu Herculano Pires - Itaú Numismática

Sesc Avenida Paulista - Em reforma

Sesc Avenida Paulista - Em reforma

26m

Hospital Santa Catarina

Hospital Santa Catarina

45m

Arícia Jóias

Arícia Jóias

118m

Baby Beef Rubaiyat - Alameda Santos

Baby Beef Rubaiyat - Alameda Santos

124m Referência na arte de servir grelhados à la carta, restaurante reúne cortes de gado próprio

Notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças