Guia da Semana

Este evento terminou

Entre os dias 12 e 14 de agosto, o Atelier Fernando Mendes apresenta inéditos e reedições de objetos de Sergio Rodrigues e Fernando Mendes em São Paulo. A mostra conta com três móveis inéditos de Sergio Rodrigues, recuperados através do Instituto Sergio Rodrigues, além da reedição de dois objetos do designer desenhados há cerca de 50 anos.

Já Fernando Mendes apresenta cinco objetos, todos inéditos. A mostra faz parte da programação do DW!, evento que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração e urbanismo.

Inéditos de Sergio Rodrigues

Cinco projetos serão mostrados, incluindo croquis originais de algumas das peças, são elas: poltrona Vivi, escrivaninha Lacerda, mesa Coringa Baixa, cadeira Gaia, e poltrona Renata. A poltrona Vivi (1962) e a escrivaninha Lacerda (1958) são reedições, estiveram no mercado há cerca de 50 anos. O resgate destes projetos foi possível com a pesquisa no acervo do Instituto Sergio Rodrigues. No caso da poltrona Vivi, Fernando recuperou o projeto através de fotos de época, já no caso da escrivaninha Lacerda, o projeto original, com a planta em tamanho 1:1 e detalhes técnicos estavam intactos. Outras duas peças, a mesa Coringa Baixa (1993) e cadeira Gaia (anos 80), foram resgatadas através de desenhos à mão livre do Sergio, não havia o projeto totalmente detalhado nem o protótipo realizado. A relação próxima de Fernando Mendes e sua convivência com o designer possibilitaram ao Atelier Fernando Mendes entender a complexidade das peças a partir de informações essenciais e fazê-las sair da prancheta.

Além destes objetos, a poltrona leve Renata (1996) foi desenhada para um projeto específico e será apresentada ao mercado pela primeira vez. “Nesse caso tínhamos um protótipo incompleto e mais uma vez conseguimos completar as informações do projeto com auxílio do acervo fotográfico do Instituto Sergio Rodrigues. Sergio acompanhou a recuperação desse projeto pouco antes de falecer”, conta Fernando. “Esses lançamentos trazem à luz momentos importantes da trajetória de Sergio Rodrigues, a poltrona “Vivi”, por exemplo, é uma peça emblemática que pontua a liberdade criativa e o compromisso com a inovação que dão a identidade bem marcada de todos os seus projetos”, completa o designer Fernando Mendes.

Inéditos de Fernando Mendes

Fernando Mendes apresentará cinco móveis inéditos: as poltronas “Aero” e “Dina”, o banco “Irene”, a mesa “Didi” e a poltrona “Arbatax”. A poltrona “Aero” foi imaginada como uma evolução da poltrona Aviador, de 2005. Maior e mais robusta que a Aviador, a Aero teve as hastes de aço da Aviador substituídas por travessas parcialmente torneadas que se transformaram num desafio estrutural e principal elemento estético da poltrona. O nome é mais uma referência à paixão do autor pela a aeronáutica, fonte de inspiração para vários de seus projetos. Já o banco “Irene” foi criado para o balcão central da cozinha de Irene Seigle, uma franco-africana nascida na Mauritânia que ao longo da vida morou em mais de 40 cidades pelo mundo colecionando histórias incríveis.

Mapa do local

Atelier Fernando Mendes organiza lançamento de móveis inéditos dos designers Sergio Rodrigues e Fernando Mendes

Data 12 Ago 2016-14 Ago 2016
De 12 a 14 de agosto

Preço(s) Grátis

Horário(s) sexta, sábado e domingo, das 11h às 19h

Exposição: Arquitetura

Endereço
Rua Estados Unidos, 2174, 01427-002

Por Nathália Tourais