Guia da Semana

Atelier Fernando Mendes organiza lançamento de móveis inéditos dos designers Sergio Rodrigues e Fernando Mendes

Mostra acontece entre dias 12 e 14 de agosto em São Paulo e faz parte do Design Weekend

Este evento terminou

Atelier Fernando Mendes organiza lançamento de móveis inéditos dos designers Sergio Rodrigues e Fernando Mendes

Data 12-14 Ago
De 12 a 14 de agosto

Preço(s) Grátis

Horário(s) sexta, sábado e domingo, das 11h às 19h

Exposição: Arquitetura

Rua Estados Unidos, 2174, 01427-002

Entre os dias 12 e 14 de agosto, o Atelier Fernando Mendes apresenta inéditos e reedições de objetos de Sergio Rodrigues e Fernando Mendes em São Paulo. A mostra conta com três móveis inéditos de Sergio Rodrigues, recuperados através do Instituto Sergio Rodrigues, além da reedição de dois objetos do designer desenhados há cerca de 50 anos.

Já Fernando Mendes apresenta cinco objetos, todos inéditos. A mostra faz parte da programação do DW!, evento que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração e urbanismo.

Inéditos de Sergio Rodrigues

Cinco projetos serão mostrados, incluindo croquis originais de algumas das peças, são elas: poltrona Vivi, escrivaninha Lacerda, mesa Coringa Baixa, cadeira Gaia, e poltrona Renata. A poltrona Vivi (1962) e a escrivaninha Lacerda (1958) são reedições, estiveram no mercado há cerca de 50 anos. O resgate destes projetos foi possível com a pesquisa no acervo do Instituto Sergio Rodrigues. No caso da poltrona Vivi, Fernando recuperou o projeto através de fotos de época, já no caso da escrivaninha Lacerda, o projeto original, com a planta em tamanho 1:1 e detalhes técnicos estavam intactos. Outras duas peças, a mesa Coringa Baixa (1993) e cadeira Gaia (anos 80), foram resgatadas através de desenhos à mão livre do Sergio, não havia o projeto totalmente detalhado nem o protótipo realizado. A relação próxima de Fernando Mendes e sua convivência com o designer possibilitaram ao Atelier Fernando Mendes entender a complexidade das peças a partir de informações essenciais e fazê-las sair da prancheta.

Além destes objetos, a poltrona leve Renata (1996) foi desenhada para um projeto específico e será apresentada ao mercado pela primeira vez. “Nesse caso tínhamos um protótipo incompleto e mais uma vez conseguimos completar as informações do projeto com auxílio do acervo fotográfico do Instituto Sergio Rodrigues. Sergio acompanhou a recuperação desse projeto pouco antes de falecer”, conta Fernando. “Esses lançamentos trazem à luz momentos importantes da trajetória de Sergio Rodrigues, a poltrona “Vivi”, por exemplo, é uma peça emblemática que pontua a liberdade criativa e o compromisso com a inovação que dão a identidade bem marcada de todos os seus projetos”, completa o designer Fernando Mendes. 

Inéditos de Fernando Mendes

Fernando Mendes apresentará cinco móveis inéditos: as poltronas “Aero” e “Dina”, o banco “Irene”, a mesa “Didi” e a poltrona “Arbatax”. A poltrona “Aero” foi imaginada como uma evolução da poltrona Aviador, de 2005.  Maior e mais robusta que a Aviador, a Aero teve as hastes de aço da Aviador substituídas por travessas parcialmente torneadas que se transformaram num desafio estrutural e principal elemento estético da poltrona.  O nome é mais uma referência à paixão do autor pela a aeronáutica, fonte de inspiração para vários de seus projetos. Já o banco “Irene” foi criado para o balcão central da cozinha de Irene Seigle, uma franco-africana nascida na Mauritânia que ao longo da vida morou em mais de 40 cidades pelo mundo colecionando histórias incríveis.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

MG Hair

MG Hair

71m

Cristallo - Salão RW Persil Hair Design

Cristallo - Salão RW Persil Hair Design

105m

Beto Batata Original

Beto Batata Original

143m

Prêt Café - Bela Cintra

Prêt Café - Bela Cintra

148m

Ristorantino

Ristorantino

182m

A Bela Sintra

A Bela Sintra

198m Tradicional casa sugere clássicos e releituras de receitas lusitanas no Jardim Paulista

Notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças