Guia da Semana

Este evento terminou

O espetáculo Farnese de Saudade chega à CAIXA Cultural São Paulo no dia 10 de abril e fica em cartaz até o dia 27 do mesmo mês. A peça, dirigida por Celina Sodré, contempla a vida e obra do artista plástico mineiro Farnese de Andrade (1926-1996), gênio esquecido e ícone internacional nos anos 1970.

Na peça, Vandré Silveira encarna o artista e narra as suas experiências em primeira pessoa. Textos, vídeo, entrevistas e depoimentos de pessoas próximas são fontes que, conjugadas, formam o texto da peça. O espectador não vê uma “cópia” do artista plástico. O personagem brotou das sensações e impressões que o ator experimentou ao entrar em contato com a história de Farnese e a sua capacidade de exprimir o inconsciente nos objetos que criava.

A estrutura cênica da montagem é uma gaiola de ferro no formato de uma cruz inserida em um espaço repleto de areia (referência às praias que Farnese percorria na busca pelos objetos de suas obras). O espetáculo tem dois momentos, um dentro e outro fora da gaiola.

Dentro da estrutura, o ator revive o pensamento criativo de Farnese, como se fosse possível vê-lo construindo o seu inconsciente em cenas permeadas pelos símbolos sacros e pela memória da infância no interior de Minas Gerais. Fora da estrutura, a encenação representa a chegada do artista ao Rio de Janeiro, quando ele encontra o mar e outra fase se inicia. O cenário vai sendo montado e os objetos colocados de forma ritualística, como era a composição da obra do artista.

Ao final de cada apresentação, há um bate-papo do ator com a plateia. Nos dias 11 e 13 de abril, a diretora Celina Sodré ministrará a oficina Objeto-Personagem sobre o processo criativo e dramatúrgico do espetáculo instalação. Vandré Silveira participa da oficina com seu testemunho sobre a experiência. As inscrições são gratuitas – os interessados precisam enviar currículo para [email protected].

Mapa do local

Farnese de Saudade

Data 10 Abr 2014-27 Abr 2014
De 10 a 27 de abril de 2014

Preço(s) Grátis (retirar ingresso na bilheteria com 1 hora de antecedência)

Horário(s) De quinta-feira a domingo, às 19h15

Endereço
Praça da Sé, 111, 01001-001

Telefone (11) 3321-4400

Por Anna Thereza de Almeida