Guia da Semana

Iniciativa Crossover 2016

MIS recebe evento gratuito sobre cultura pop em junho

Este evento terminou

Iniciativa Crossover 2016

Data Sáb 25 Jun
25 de junho de 2016

Preço(s) Grátis

Horário(s) Das 13h às 22h

Avenida Europa, 158, 01449-000

Telefone (11) 2117-4777

O que a Guerra Civil da Marvel pode dizer sobre os conflitos do mundo real? Você sabia que os filmes dublados são uma tendência forte nos cinemas? E como podemos avaliar o aumento das protagonistas femininas em filmes de ação e fantasia? No dia 25 de junho, você poderá discutir esses e muitos outros dilemas da cultura pop na terceira edição do projeto Iniciativa Crossover, que acontece no Museu da Imagem e do Som com entrada gratuita.

O evento é resultado da parceria entre o MIS e a Freakpop Studios e será dividido em mesas de debates, cada uma com 40 ou 60 minutos de duração e espaço para interação com o público. Entre cada discussão, haverá atividades organizadas por parceiros como a distribuidora de jogos Galápagos, que também prometem trazer brindes.

Entre os convidados, estão o dublador Wendel Bezerra, famoso pelas vozes de Goku e Bob Esponja (entre muitos outros personagens) e o apresentador da rádio Kiss FM "titio" Marco Antônio, que participarão da mesa sobre trilha sonora e dublagem. Críticos de cinema de renome, como Isabela Boscov e Rubens Edwald Filho, também participarão de discussões com outros formadores de opinião.

Para participar dos debates, é preciso fazer uma pré-inscrição no site do evento. Cada visitante poderá se inscrever em até três mesas e, caso decida assistir a outra mesa ou não consiga fazer a inscrição, ficará sujeito à lotação da sala.

Confira a programação completa:

13h – 13h30: Credenciamento participantes e imprensa

13h30: Abertura da sala 

13h40 – 14h: Abertura do evento

 

14h – 15h: MESA 01- Origem da Justiça e Guerra Civil: Interdiscursos do Entretenimento na Vida Real

Em um mesmo ano, os dois filmes mais esperados envolvem super-heróis que deixam de lutar contra um vilão e salvar o mundo para se enfrentarem. Este embate ideológico tem tomado conta das ruas de diversos lugares no mundo, inclusive do Brasil. Nesta mesa usaremos este contexto para nos aprofundarmos na antiga questão de “A vida imita a arte? Ou seria o inverso?”.

Palestrantes confirmados: Thiago Borbolla (Judão), Bruno Fonseca (Proibido Ler), Bruce (Freakpop), Rodrigo Baldin (Central 42 e Cinema em Cena) e Daniel Reininger (Cineclick).

 

15h – 15h40: MESA 02 – Games: A evolução do meio, do pixel ao voxel

A arte mais “jovem”, os games foram de um entretenimento eletrônico visto como brinquedo para crianças para uma indústria multibilionária, complexa e extremamente bem sucedida. Inevitavelmente, uma indústria que cresce nesta velocidade causa polêmicas. Nossos palestrantes debaterão sobre os avanços das tecnologias, a mudança de paradigmas, o crescimento do mercado e os recentes problemas de inclusão e diversidade no meio.

Palestrantes confirmados: Guilherme Vertamatti (Meia Lua Pra Frente Soco), Renato Sevegnani (Meia Lua Pra Frente Soco), Lendro Vallina (Filmes e Games) e Celso Affini (Defenestrando Jogos), Vivian Ortenzi (Cinema em Cena). 

 

16h – 16h40: MESA 03 – Espadas, Lasers, Dragões e Naves: A Quebra de Paradigma do Sci-fi e da Fantasia

Ficção científica e fantasia. Dois gêneros que oferecem um vislumbre de sociedades alternativas, futuros proibidos, realidades diferentes, utopias sonhadoras e distopias aterradoras. Não importa o meio, se são intrépidos exploradores do espaço ou corajosos guerreiros em uma batalha contra o mal, a ficção científica e a fantasia exploram elementos que podem se tornar realidade, tanto no âmbito tecnológico, social ou político. Nossos palestrantes irão discutir o impacto dos gêneros na sociedade, grandes obras e reflexos de seus pensadores no mundo.

Palestrantes confirmados: Paulo Gustavo (Best TV / Loucos por Séries), Rodrigo Baldin (Central 42 e Cinema em Cena), Karina Bernardino (Freakpop) e Fábio Fernandes (jornalista e tradutor)

 

17h – 17h40: MESA 04 – Brucutu: Cinemacho para homens

O que seria do cinema sem os filmes de ação? Não importa se acompanhamos a jornada de um soldado por trás das linhas inimigas, um policial sozinho contra terroristas ou um pai em busca de sua filha sequestrada: os filmes de ação oferecem horas de adrenalina e cenas memoráveis. Além disso, oferecem uma visão interessante sobre o momento da história no qual foram lançados. Acompanhe nossos palestrantes enquanto eles amarram bandanas na cabeça, fazem caras de mal, flexionam os bíceps e falam sobre tiro, porrada e bomba.

Palestrantes confirmados: Bruno Fonseca (Proibido Ler), Bruce (Freakpop), Tiago Lira (Tem um Tigre no Cinema), Leandro Vallina (Filmes e Games), Maurício Franco (Filmes e Games) e Eduardo Abbas (Borracha TV).

 

18h – 18h40: MESA 05 - Mulheres em Cena: da Bonequinha de Luxo à Furiosa

Imperator Furiosa, Rey, Sarah Connor e Ellen Ripley: estes são apenas alguns nomes de mulheres marcantes da história do cinema. Em um momento onde mulheres ainda se esforçam para garantir papéis de maior destaque, tanto nas frentes quanto atrás das câmeras, nossas palestrantes analisarão a história do cinema sob uma visão das melhores protagonistas do meio.

Palestrantes confirmados: Isabela Boscov (UOL), Tatá Snow (Freakpop), Francini Vergari (Testosterona), Karina Bernardino (Freakpop), Juliana Varella (Guia da Semana / Fala, Cinéfilo!) e Nayara Reynaud (Cineweb).

 

19h – 20h: MESA 06 – O poder do Som: Trilhas da tela para a sua vida

O que seria de Tubarão sem sua aterradora música tema? Ou Tarantino sem seus hits obscuros da década de 1970? Como manter a qualidade de um diálogo quando este é dublado em uma língua completamente diferente? Neste bate papo, nossos palestrantes irão discutir a importância do som nas telas

Palestrantes confirmados: Wendel Bezerra (dublador), “Titio” Marco Antônio (KISS Fm), Thiago Borbolla (Judão), Rodrigo Rodrigues (The Soundtrackers) e Tiago Lira (Tem um Tigre no Cinema)

 

20h20 – 21h20: MESA 07 – Crossover All Stars: A expansão dos gêneros na TV e no Cinema

A televisão vive uma era de ouro, com uma quantidade enorme de programas de qualidade e bases de fã cada vez maiores. Enquanto isso, o cinema passa por novos desafios para conquistar públicos cada vez mais exigentes e globalizados. Nesta mesa, nossos palestrantes discutirão sobre o recente sucesso de programas de televisão, questões de diversidade no cinema e na TV e possíveis futuros para os meios.

Palestrantes confirmados: 

Rubens Ewald Filho (crítico de cinema), Paulo Gustavo (Best TV / Loucos por Séries) Rogério Victorino (TV Geração Z), Tatá Snow (Freakpop)

 

21h30: Encerramento

 

Por Juliana Varella
Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

Via Europa

Via Europa

47m

MuBE - Museu Brasileiro da Escultura

MuBE - Museu Brasileiro da Escultura

82m Confira mais informações sobre o Museu Brasileiro da Escultura

MuBE - Auditório Senador Pedro Piva

MuBE - Auditório Senador Pedro Piva

82m

Feira de Antiguidades e Design MuBE

Feira de Antiguidades e Design MuBE

87m

Fundação Cultural Ema Gordon Klabin

Fundação Cultural Ema Gordon Klabin

93m

Restaurante do MuBE

Restaurante do MuBE

143m

Notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças