Guia da Semana

Este evento terminou

A 1ª MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo acontece de 8 a 16 de março, em nove teatros da cidade de São Paulo. O evento, que é todo gratuito, traz espetáculos da Itália, França, Espanha, Lituânia, Argentina, Turquia, África do Sul, Uruguai e Chile.

+ Veja as estreias no teatro desta semana em São Paulo
+ Conheça os musicais que vão agitar a cidade em 2014
+ Veja as exposições imperdíveis em São Paulo

O festival conta com 10 espetáculos, sendo apenas três inéditos na cidade: “Sobre o conceito de rosto no filho de Deus”, de Romeo Castellucci; “Gólgota Picnic”, de Rodrigo García; e “Eu não sou bonita”, de Angélica Liddell. Já os outros sete são inéditos não só em São Paulo, mas em todo o Brasil, caso de “Cineastas”, de Mariano Pensotti; “Hamlet”, de Oskaras Koršunovas; “Anti-Prometeu”, de Sahika Tekand; “Ubu e a Comissão da Verdade”, de William Kentridge; “Bem-vindo a casa”, de Roberto Suárez; “Escola”, de Guillermo Calderón; “Nós somos semelhantes a esses sapos... e Ali”; do MPTA; e a montagem “De repente fica tudo preto de gente”, de Marcelo Evelin, o único representante brasileiro na Mostra.

Além da programação dos espetáculos, a MITsp conta com mais três eixos importantes de atuação: Olhares Críticos, um lugar para discutir se a crítica teatral pode potencializar o encontro entre o espectador e a obra criativa; Fórum de Encontros, cuja ideia é promover práticas colaborativas e dialógicas que proporcionem encontros entre pessoas conhecidas e desconhecidas e visões, convicções e pensamentos; e Intercâmbio Artístico, um workshop com o diretor artístico e cofundador da companhia Complicite, Simon McBurney, junto com o designer sonoro Gareth Fry, também integrante do grupo.

Para participar da 1ª MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo basta seguir a programação do evento. Os ingressos para os espetáculos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes do início das sessões nas próprias bilheterias dos teatros. O limite de retirada é de dois ingressos por pessoa.

Confira abaixo a programação completa da 1ª MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo:

SOBRE O CONCEITO DE ROSTO NO FILHO DE DEUS – ITÁLIA

Com um cenário que apresenta uma enorme imagem da face de Cristo, criada pelo pintor italiano Antonello da Messina (1430-1479), “Sobre o conceito de rosto no filho de Deus” desdobra-se em três cenas independentes. Na primeira, um filho cuida do pai que sofre de incontinência fecal; na segunda, crianças interagem com a figura de Cristo; já na última, a imensa imagem do filho de Deus se transforma. Criado pelo diretor italiano Romeo Castellucci, o espetáculo integra um ciclo de pesquisas cênicas dedicadas ao rosto humano.

Quando: dias 8 de março, às 21h; e 9 de março, às 19h
Onde: Auditório Ibirapuera

'NÓS SOMOS SEMELHANTES A ESSES SAPOS...' e 'ALI' – FRANÇA

Ali: Um ato longo ou uma peça curta, significa dizer coisas sem palavras a respeito de nossos encontros, nos quais um se torna dois, dois tornam-se um e separam-se, duplos um do outro, projeção de um sobre o outro, um terceiro tipo de encontro.
Nós somos semelhantes a esses sapos...: Uma mulher e dois homens evocam o simbolismo do casamento com se estivessem experimentando diversas roupas. Uma gramática de movimentos surpreendentes é construída em cena, especialmente pelo performer Hedi Thabet, que perdeu uma das pernas em decorrência de um câncer nos ossos. Uma orquestra está diante deles: dois cantores gregos e tunisianos vêm e vão entre repertório clássico grego do chamado rembétiko e a música popular tunisiana do Cheik e do Afrit.

Crédito: Manon Valentin

Quando: dias 9 de março, às 19h30; 10 de março, às 19h; e 11 de março, às 21h
Onde: CCSP (Sala Jardel Filho)

BEM-VINDO A CASA – URUGUAI

Dividido em dois episódios, o espetáculo é uma tragicomédia de humor negro que gira em torno do destino do incrível homem elefante. Em um difuso jogo entre realidade e ficção, os atores agem quase sempre como se estivessem num estado-limite. A obra é exposta ao olhar do espectador como um vitral, onde todos são julgados por suas características: a exposição da miséria, a inveja, aquilo de que não se fala. Tudo demarcado por uma história delirante, que ri de sua própria condição e convida o público a fazer o mesmo.
* O espetáculo é dividido em dois episódios, realizados em dias diferentes. A recomendação do grupo é para que os espectadores assistam ao 1º episódio e depois ao 2º.

Crédito: Manuel Geanoni

Quando: dias 9 de março, às 21h (episódio 1); 10 de março, às 22h (episódio 1) e às 21h35 (episódio 2); 11 e 12 de março, às 21h (episódio 1) e às 20h35 (episódio 2); e 13 de março, às 18h35 (episódio 1) e às 19h (episódio 2)
Onde: TUSP – Teatro da USP

DE REPENTE FICA TUDO PRETO DE GENTE – BRASIL

O espetáculo investiga o conceito de massa a partir do livro de Elias Canetti “Massa e Poder” (1960), que a descreve como fenômeno enigmático e universal. O espectador divide o espaço com o intérprete, um buraco negro, horizonte de eventos para a massa que busca o ponto mais negro, o pretume, lá onde se está tão próximo do outro quanto de si mesmo. A criação de Marcelo Evelin foi feita para cinco jovens performers de diferentes partes do mundo: Teresina, Kyoto, São Paulo, Ipatinga, Amsterdam.

Crédito: Sérgio Caddah

Quando: dias 11, 12 e 13 de março, às 19h
Onde: CCSP (Espaço Ademar Guerra)

ANTI-PROMETEU – TURQUIA

O espetáculo discute a tragédia do homem contemporâneo preso em seu pequeno mundo pessoal, alguém que abandonou a capacidade de interferir no mundo. A obra cria oposição ao mito de Prometeu, conhecido por sacrificar-se para dar à humanidade o poder do fogo. Com uso de cadeiras e espaços criados pela iluminação, “Anti-Prometeu” é construído como um jogo performativo, cujas regras desafiam atores e público. De inspiração beckettiana, a montagem explora a fragmentação para criar uma polifonia cênica de caráter plástico e abstrato, colocando em embate texto, luz, som e movimento.

Quando: dias 12, 13 e 14 de março, às 21h
Onde: Sesc Santana

EU NÃO SOU BONITA – ESPANHA

Criada a partir de uma experiência de abuso sexual sofrido por Angélica Liddell, a performance apresenta uma crítica à sociedade patriarcal e ao papéis que ela impõe às mulheres desde o nascimento. Em diálogo com a estética gótica da encenação, que inclui um cavalo branco vivo em cena, a performer executa breves e intensos atos, através dos quais busca exorcizar a dor e elaborar de forma poética a violência social.

Crédito: Francesca Paraguai

Quando: dias 13 de março, às 21h; 15 de março, às 23h; e 16 de março, às 20h
Onde: Teatro Cacilda Becker

GÓLGOTA PICNIC – ESPANHA

O espetáculo revisita o calvário de Jesus Cristo sob uma perspectiva crítica aos valores de adoração e mercantilização da fé. Para isso, propõe uma catarse no palco: um piquenique no Gólgota, local de suplício, que inclui a “crucificação” de uma atriz, além de um cenário composto por cerca de 25 mil pães de hambúrguer, sobre os quais os atores pisam ao se deslocar, moem carne e se relacionam de forma agressiva e sensual.

Quando: dias 13 e 14 de março, às 21h; e 15 de março, às 20h
Onde: Sesc Vila Mariana

ESCOLA – CHILE

Durante os anos 80, um grupo de militantes de esquerda recebe treinamento paramilitar para resistir e derrubar a Ditadura Militar no Chile. Os conteúdos que são ensinados traçam um retrato da atividade e das aspirações de uma geração que fez tudo o que estava ao seu alcance para conquistar justiça e liberdade. O espetáculo, ainda que localizado num determinado período histórico chileno, ecoa os recentes atos públicos de resistência política e o espírito das manifestações que vêm tomando as ruas em diferentes países.

Crédito: Valentino Saldivar

Quando: dias 14 de março, às 18h e 21h; e 15 de março, às 19h
Onde: Itaú Cultural

CINEASTAS – ARGENTINA

Um diretor de filmes comerciais descobre que tem uma doença incurável e modifica a comédia que está realizando para incluir acontecimentos de sua vida pessoal. Uma diretora experimental se separa do marido enquanto realiza um documentário sobre a separação da União Soviética. Uma diretora independente, filha de um desaparecido, recebe o encargo de fazer um filme sobre um desaparecido que surpreendentemente retorna vivo em 2013 e desequilibra a vida burguesa dos seus filhos. Um cineasta muito pobre que trabalha no McDonald’s para viver rouba dinheiro para rodar um filme que pretende ridicularizar as multinacionais e seu imaginário.

Crédito: Bea Borgers

Quando: dias 14 de março, às 21h; e 15 e 16 de março, às 20h
Onde: Auditório Ibirapuera

HAMLET – LITUÂNIA

Na versão do diretor lituano Oskaras Koršunovas, o clássico texto de Shakespeare é transposto para o espaço de um camarim, com seus espelhos de maquiagem que, pouco a pouco, se transformam no reino da Dinamarca. Reflexões sobre a vida e o teatro aparecem nas entrelinhas da encenação, que investiga o jogo de representação sobre o “ser ou não ser” do teatro. A cenografia de espelhos também direciona essas questões ao espectador, ao colocá-los refletidos em cena.

Quando: dias 14 e 15 de março, às 20h30; e 16 de março, às 19h30
Onde: CCSP (Sala Jardel Filho)

UBU E A COMISSÃO DA VERDADE – ÁFRICA DO SUL

“Ubu e a Comissão da Verdade” une bonecos, atores, música, cenas de documentário e animação. O espetáculo é baseado em interrogatórios da Comissão de Verdade e Reconciliação da África do Sul e na peça “Ubu Rei”, criada em 1888 pelo dramaturgo francês Alfred Jarry. Nessa produção, Ubu é um policial para quem tortura, assassinato, sexo e comida são variações de um singular apetite grosseiro.

Crédito: Frederico Pedrotti

Quando: dias 15 de março, às 16h; e 16 de março, às 17h
Onde: Teatro João Caetano


Mapa do local

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

Data 08 Mar 2014-16 Mar 2014
De 8 a 16 de março de 2014

Preço(s) Grátis

Horário(s) De acordo com a programação do evento

Endereço
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n°, Sul 04094-050

Telefone (11) 3629-1075

Onde Acontece

  • Auditório Ibirapuera

    Descontraído | Espaço para Eventos | Para ir com os amigos | Paraíso-Vila Mariana | Sul

    Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n°
    Parque Ibirapuera | Como chegar >

  • Centro Cultural São Paulo

    Centro | Cinema | Cultural

    Rua Vergueiro, 1000
    Paraíso | Como chegar >

  • TUSP - Teatro da Universidade de São Paulo

    Centro | Teatros

    Rua Maria Antônia, 294
    Consolação | Como chegar >

  • Sesc Santana

    Centros culturais | Cultural | Norte

    Avenida Luiz Dumont Villares, 579
    Santana | Como chegar >

  • Teatro Cacilda Becker

    Teatros

    Rua Tito, 295
    Lapa | Como chegar >

  • SESC Vila Mariana

    Centros culturais

    Rua Pelotas, 141
    Vila Mariana | Como chegar >

  • Itaú Cultural

    Centros culturais

    Avenida Paulista, 149
    Bela Vista | Como chegar >

  • Teatro João Caetano

    Teatros

    Rua Borges Lagoa, 650
    Vila Mariana | Como chegar >

Por Anna Thereza de Almeida