Guia da Semana

Teatro no escuro

Mas não tem nada a ver com filmes de terror. A ideia é, sem ver nada, aguçar os outros sentidos e ter uma experiência surpreendente

Teatro no escuro

Preço(s) R$ 40 (R$ 20 meia entrada).

Horário(s) Das 21h às 23h.

Rua Augusta, 902, 01304-001

Com os olhos vendados, você entra em uma sala. Poesias são recitadas nos seus ouvidos. Conduzido por alguém que você não conhece, logo sente algo passando por cima de sua cabeça. Mais poesia. Novos odores. Um caminho desconhecido. O que parecia ser o roteiro de um sonho é, na verdade, a peça de teatro Kinema, do Grupo Sensus, um espetáculo bem diferente, que está em cartaz no espaço Del Gusta, na Consolação.

O espetáculo é dividido em estações, para mostrar ao espectador as várias fases do roteiro. Assim que ele entra, é vendado e conduzido pelo local, onde entra uma pessoa por vez e fica aproximadamente dois minutos em uma das estações. O objetivo é mostrar a importância do movimento na vida humana. "É o movimento físico, mas especialmente o mental: o que nos move a fazer as coisas e como podemos nos movimentar. Acaba sendo uma ´chacoalhadinha´", conta a diretora do grupo Thereza Piffer, que também elabora o enredo e ensaia os atores.

No fim da peça, que dura aproximadamente 45 minutos, a pessoa ainda bebe um drinque sensorial, nas palavras de Thereza: colorido, leve e que tem até fumaça. "A pessoa sai transformada. Tem gente que nem quer conversar no fim, porque ainda está impressionada", diz. As apresentações são somente às quintas, e até nos horários ela é inusitada: acontecem das 21h às 23h. "Em São Paulo, o trânsito atrapalha. Aí a pessoa chega nesse horário e já vai entrando, porque a peça é para ela. Então ela nunca perde nada", diz.

A ideia, tanto do Kinema quanto das outras apresentações do grupo - que não se chama Sensus à toa - veio da sugestão de um projeto de um banco para levar a literatura além do papel, de maneira a criar uma forma de as pessoas se interessarem pelos textos. "A grana também estava curta... Foi quando eu pensei em vendar os olhos das pessoas e fazer uma performance sensorial, que acabou dando nome ao primeiro espetáculo", conta. Desde então, suas obras sempre são baseadas em alguma experiência que tira os olhos da jogada e envolve nossos outros sentidos.

A diretora, carioca de nascimento mas paulista de coração, tem mais de 30 anos de carreira e as ideias para suas novas produções surgem de onde ela menos espera. Sua próxima peça já tem até nome: Aqua. E, sim, vai ser na água mesmo. "Uma vez vi uma piscina em um lugar e pensei: ´por que não fazer um teatro dentro d´ água?´". Definitivamente, uma experiência que é assiiiim... uma Brastemp: aguçando os seus sentidos.

Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

Retrô Hair

Retrô Hair

3m

Santa Augusta Bar

Santa Augusta Bar

80m

Bar do Netão

Bar do Netão

84m Bar do Netão é mais um bar da Augusta acostumado a receber seus clientes até a alta madrugada

Vegas Club

Vegas Club

151m

TEX Redneck Bar

TEX Redneck Bar

154m

Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca

Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca

190m

Notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças