Guia da Semana

Tive uma ideia

Que tal conhecer um lugar assiiiim...uma Brastemp? No Museu das Invenções, protótipos inovadores resolvem pequenos e grandes problemas do dia a dia

Este evento terminou

Tive uma ideia

Data 28 Set 2010-31 Dez 2011
2ª a 6ª.

Preço(s) R$ 10.

Horário(s) 10h às 17h.

Rua Dr. Homem de Mello, 1109, Oeste 05007-002

Telefone (11) 3873-3211

Um celeiro de ideias, dignas de deixar o Professor Pardal com inveja. O Museu das Invenções é o paraíso dos cientistas malucos, dos admiradores da inovação e daqueles que se maravilham com a capacidade imaginativa do ser humano. É o ponto de encontro das pessoas com aqueles cinco minutos de lampejo - ou mais - em que os inventores descobriram produtos, aparelhos e desenhos que mudaram nossas vidas.

 

Com aplicação prática no dia a dia ou não, o resultado dessas experiências é sempre curioso. Mas engana-se quem pensa que todo inventor é genial, criativo e com alto QI. "O inventor é aquela pessoa observadora, que passa por alguma necessidade no dia a dia e pensa se não existe algum produto que resolva seu problema", conta Daniela Mazzei, gerente geral do Museu e da Associação Nacional dos Inventores.

 

Mais conhecido como Inventolândia, o museu é o único na América Latina e fica no prédio da Associação. Seus 500 protótipos estão instalados em dois andares, alguns até já estão à venda no mercado. Outros aguardam sua vez de serem comercializados. Nessa leva estão o piano dobrável, bom para o músico que precisa levar seus instrumentos em viagens e não dispõe de veículos para o transporte. Há também a solução para o churrasco de fim de semana: para resfriar uma grande quantidade de garrafas de cerveja em pouco tempo, foi criada uma máquina que realiza a proeza de gelar 24 vasilhames de cerveja, refrigerante ou qualquer outra bebida em apenas sete minutos.

 

Numa linha socialmente responsável, destaca-se a invenção que promete eliminar o problema das enchentes de São Paulo. Ao menos no que diz respeito aos veículos que ficam sob essas condições: o prolongador de escapamento supostamente colabora para passar a seco no meio do aguaceiro. Será? Para serem comercializados, ou ao menos expostos nesse museu, as invenções passaram por um processo de avaliação na Associação dos Inventores. É uma garantia de que se tornaram viáveis para distribuição e consumo. O processo segue as exigências normais do trâmite do requerimento de patentes. "Essa é a forma de proteger o inventor, para não ter sua ideia roubada", explica Daniela.


Das 2.000 visitas mensais que o museu recebe, muitas são de empresários dispostos a investir em novos nichos de mercado e produtos inovadores. Havendo o interesse efetivo, eles devem entrar em contato com a Associação dos Inventores. "Os inventos expostos no museu estão à procura de parceria, venda ou licenciamento no meio empresarial. Caso alguma empresa se interesse em fazer uma parceria com o inventor, o projeto pode ser adquirido", explica Daniela. É uma ótima oportunidade para inventores, candidatos a inventores, curiosos e interessados em novidades. O segredo, ao que parece, é apresentar tecnologias tão inovadoras quanto simples, daquelas que fazem o visitante questionar: "Por que não pensei nisso antes?"

Foto: Divulgação/Museu das Invenções


Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

Museu das Invenções - Inventolândia

Museu das Invenções - Inventolândia

13m Saiba mais sobre o Museu Contemporâneo das Invenções em São Paulo

Yoi Rolls & Temaki - Sumaré

Yoi Rolls & Temaki - Sumaré

78m

Pantanal

Pantanal

100m

Okazaki Sushi

Okazaki Sushi

174m

Namga

Namga

187m Restaurante traz os aromas e sabores da culinária tailandesa

Pizzaria Paulino - Perdizes

Pizzaria Paulino - Perdizes

196m

Notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças