Guia da Semana

Viagem ao Centro da Terra

Que tal participar de uma peça teatral em um teatro a 15 metros de profundidade? Sim, esse lugar existe: é o Teatro do Centro da Terra

Viagem ao Centro da Terra

Preço(s) Sob consulta.

Horário(s) 9h às 18h; bilheteria, 2h antes dos espetáculos.

Rua Piracuama, 19, 05017-040

Telefone (11) 3675-1595

Um teatro com palco de um lado e público de outro. Igualzinho a muito teatro que encontramos por aí. Mas, como esse é o Guia Não Óbvio, esse é um teatro com algumas particularidades que fazem dele assiiiim...uma Brastemp. Primeiro: a participação do público nas peças. Sim, algumas pessoas da plateia são convidadas a interagir com os atores no meio da peça. E outro detalhe que chama a atenção: o palco fica no subsolo do prédio, a 15 metros de profundidade: é o Teatro do Centro da Terra, que fica no Sumaré.
 
A história do teatro, embora lembre o livro Viagem ao Centro da Terra, do escritor francês Julio Verne, é mais paulistana e fruto da pesquisa do diretor de teatro Ricardo Karman. "Eu costumava ensaiar em uma sala no quarto subsolo de um prédio que fica ao lado de onde é o teatro hoje", lembra. Isso foi o começo de seu grupo teatral Kompanhia de Teatro Multimídia de São Paulo, em 1989. Sempre buscando a inovação, as peças dirigidas por Karman têm na interatividade com o público sua característica mais marcante, além da utilização de recursos multimídia.

Utilizando as instalações do prédio vizinho, onde Karman já ensaiava e que ficava em um terreno muito inclinado, ele fez toda a escavação e estruturação para a construção do teatro, no quarto subsolo do edifício. Com capacidade para 100 pessoas, o teatro é considerado uma das melhores salas de São Paulo e recebe apresentações de diversos grupos, com propostas que variam das peças tradicionais - com auditório de um lado e palco do outro - até as peças de Karman, em que as pessoas são convidadas a participar. "O público fica no centro do espetáculo, é também artista e não fica somente olhando. Mas não é nada compulsório", avisa. 

Karman explica que o público não se espanta com os acontecimentos inusitados que acontecem na peça - pelo contrário, espera por isso. "As pessoas geralmente já sabem do que se trata, vêm preparadas e com conhecimento prévio. Para quem não sabe, a gente explica". Porque não basta ser um teatro embaixo da terra e somente ser plateia, tem que participar.

 

Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

Central das Artes

Central das Artes

145m

Espaço Cultural Pró-TV

Espaço Cultural Pró-TV

192m

Museu da Televisão

Museu da Televisão

192m

Cortás Espeto e Pastel

Cortás Espeto e Pastel

200m O Cortás Pastéis busca fazer com que seu cliente se sinta em casa

Bar dos Menine

Bar dos Menine

210m

Emagrecentro - Pompéia

Emagrecentro - Pompéia

221m

Notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças