Guia da Semana

Afrofest-SP

Festival leva série de shows gratuitos ao Centro Cultural São Paulo

Este evento terminou

Afrofest-SP

Data 25 Jun 2014-11 Jul 2014
De 25 de junho a 11 de julho de 2014

Preço(s) Grátis

Horário(s) Conforme a programação

Rua Vergueiro, 1000, Centro 01504-000

Telefone (11) 3397-4000

O Afrofest-SP, evento que reúne diversidade e entretenimento durante o período da Copa do Mundo, traz uma programação com diversos shows entre os dias 25 de junho e 11 de julho de 2014 no Centro Cultural São Paulo. O festival conta com shows gratuitos da cantora Fabiana Cozza, o grupo Poesia Samba Soul, Samba da Lage, Soul Session, Umoja, Super Soul e o rapper Rashid e Projetonave.

O objetivo do Afrofest-SP é revelar uma São Paulo rica em singularidade cultural através de grupos, coletivos e movimentos culturais e, também, apresentar a diversidade da cultura negra como resposta ao racismo e discriminação racial dentro do campo, não só no Brasil, bem como em outros países pelo mundo. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Instituto Feira Preta, em parceria com o Sesc.

Para acessar o calendário completo de atividades acesse o site oficial do evento. Confira os destaques em shows que rolam durante o Afrofest-SP:

Dia 25 de junho (quarta-feira)

Poesia Samba Soul - Das 20h às 20h50

Liderada por seu fundador, o multi-instrumentista e produtor musical Cláudio Miranda, a banda teve inicio em 1988 na periferia, no extremo sul da cidade, traz a mistura do groove, soul e samba-rock. Com 6 Cds e 2 DVDs lançados, suas composições trazem letras com mensagens de incentivo e histórias do cotidiano. Formada por Claudinho Miranda, Fabio Bass, Pikeno, Paulinho e Hellem Fernandes, a banda (foto abaixo) prepara o lançamento de seu 3º DVD, este, comemorativo dos seus 25 anos de estrada. É reconhecida internacionalmente, com shows realizados em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha e Suíça.

Samba da Laje - 21h10 às 22h

Desde 1997 a Comunidade é uma das mais animadas e engajadas rodas de samba de São Paulo. Era para ser uma festa familiar das irmãs Silva, mas os laços ultrapassam os de sangue, e o samba na casa da Dona Generosa foi crescendo, mais gente chegando, mais água no feijão, mais cerveja no gelo e, quando se deram conta, a laje ficou pequena demais para aquela multidão. O jeito foi descer para a rua e abrir os braços para quem quisesse chegar. Assim nasceu o Samba da Laje, na Vila Santa Catarina, na zona sul de São Paulo. Mas o Samba vai além da Comunidade e faz shows em diversos locais da cidade.

Dia 27 de junho (sexta-feira)

The Soul Session - Das 19h30 às 20h30

A banda é formada por 4 integrantes – Jordan, Bené, Charlie e Bartho, todos primos, nascidos no interior do Rio de Janeiro. Em meados de 2000, vieram tentar a sorte em São Paulo. Assim, em 2011, nasce a The Soul Session, grupo que faz Soul, Black, Groove. A banda ganhou bastante destaque neste ano após participar do programa SuperStar, da Rede Globo.

Banda Super Soul - Das 21h às 22h

A Super Soul foi criada em 2010 por Dom Paulinho Lima e Sandro Coyado, com o intuito de resgatar a música negra americana, como a soul music, o funk e o r&b dos anos 70 e 80. A banda passou por várias formações e atualmente conta com Sandro Coyado (bateria), Kahue Rosa (guitarra), Diego Mares (teclado), Almir Marques (contrabaixo), Joabe Reis (trombone), Marcus Manfredi (trompete), Paulo Camelo (saxofone), Edu Camargo, Gina Garcia e Daniel Garcia, nos vocais.

Dia 02 de julho (quarta-feira)

Fabiana Cozza - Das 20h30 às 21h50

A paulistana Fabiana Cozza chega aos 17 anos de carreira com solidez. Considerada por críticos e público uma das importantes intérpretes da música brasileira contemporânea, sua caminhada passa pelo teatro, pela dança e pela música. Vencedora do Prêmio da Música Brasileira 2012 – Melhor Cantora de Samba, Cozza atuou em musicais com temática brasileira no início da vida artística, aprimorando sua expressão cênica e interpretação, qualidades que saltam aos olhos de qualquer expectador. No currículo, a experiência de cantar ao lado de nomes respeitados como Elza Soares, Leny Andrade, João Bosco, Zimbo Trio, Francis Hime, Ivan Lins, Leci Brandão, Dona Ivone Lara, Luiz Melodia e Orquestra Jazz Sinfônica.

Dia 11 de julho (sexta-feira)

Projetonave e Rashid - Das 20h30 às 21h50

O rapper Rashid divide o palco com a banda Projetonave e apresenta o repertório do seu terceiro disco, Que Assim Seja, com rimas sobre o país, a política, a amizade, o amor e a própria música. Rashid nasceu na zona norte de São Paulo e aos 16 anos já participava de batalhas de Freestyle.  Hoje um dos principais artistas brasileiros da cena hip hop, prepara um novo disco, para ser lançado neste ano.

O Projetonave acumula experiência de acompanhar rappers com a participação no programa Manos e Minas, da TV Cultura. Tem dois álbuns gravados em seus 13 anos de estrada e é composto por DJ B8, Akilez, Daniel Gralha, Alex Dias, Marcopablo, Flávio Lazzarini.

Por Marina Marques
Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

Gibiteca Henfil

Gibiteca Henfil

Sala de Leitura Infanto-Juvenil - Centro Cultural São Paulo

Sala de Leitura Infanto-Juvenil - Centro Cultural São Paulo

Novilho de Prata - Paraíso

Novilho de Prata - Paraíso

161m

Olaria Bar e Restaurante

Olaria Bar e Restaurante

185m

Tênis Clube Paulista

Tênis Clube Paulista

194m

Paradiso Bar e Cucina

Paradiso Bar e Cucina

285m O Paradiso Bar e Cucina é um bar restaurante com público maduro

Notícias recomendadas

7 Fatos sobre “Fallen” que você precisa saber antes de ir aos cinemas

Adaptação do primeiro livro da saga adolescente estreia no dia 8 de dezembro

4 Motivos para ver “A Qualquer Custo” nos cinemas

Filme com Chris Pine e Jeff Bridges chega aos cinemas em janeiro

"50 Tons Mais Escuros" ganha trailer inédito; confira

Novo vídeo do longa está mais caliente do que nunca!

Clássico de Chaplin tem sessão gratuita no Auditório Ibirapuera

Exibição encerra a programação do centenário de Paulo Emílio Sales Gomes

Saiu o primeiro teaser de "Homem Aranha: De Volta ao Ler"; vem assistir!

Trailer completo será divulgado nesta quinta-feira

Mais de 20 fotos inéditas de "Transformers: O Último Cavaleiro" vazam na internet; confira

Próximo longa da franquia estreia em junho de 2017