Guia da Semana

Festival Sesc Melhores Filmes 2012

Longas eleitos como os melhores de 2011 voltam para a programação. Ainda da tempo de curtir Bróder, Medianeras e outros

Este evento terminou

Festival Sesc Melhores Filmes 2012

Data 04 Abr 2012-29 Abr 2012
4 a 29 de abril

Preço(s) R$ 4

Metrô Consolação
Rua Augusta, 2075, Centro 01413-000

Telefone (11) 3087-0500

Em abril, a 38ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes exibe novamente o que de mais significativo passou pelas telonas em 2011; e o melhor, a preços populares. 

Na abertura do evento, em 4 de abril, atores e diretores se reuniram no CineSESC para a entrega dos troféus para os melhores de 2011 na opinião do público e da crítica.Entre eles estava Paulo José, o homenageado da noite, que fez o público convidado rir ao dizer que "ninguém no mundo faz filmes brasileiros, como os brasileiros". Sim, somos os melhores nisso! 

Selton Mello e Caio Blat, também presentes na noite de abertura, lembraram que o Festival é uma ótima oportunidade para o público assistir às produções nacionais que, sem força para competir com os filmes blockbuster, acabam passando rapidamente por poucas salas de cinema.

Programação

No fim de semana, o festival faz suas últimas exibições no SESC Interlagos. No sábado, 28, tem Lola (13h) e Bahêa Minha Vida (15h30). Dia 29 a progração inclui Poesia (13h) e Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual (15h30).

Confira a programação completa do CineSESC SESC Interlagos, ou entre no site oficial para ver a agenda completa de todas as cidades participantes. 

Vencedores

A crítica especializada elegeu Melancolia, de Lars Von Trier, como melhor filme estrangeiro. A obra também rendeu o prêmio de melhor atriz para Kirsten Dunst. O escolhido como melhor diretor foi Terrence Malick, de A Árvore da Vida. E Christian Bale foi o eleito como melhor ator estrangeiro pela atuação em O Vencedor.

Já na opinião do público, a obra de Pedro Almodóvar A Pele que Habito ganhou os prêmios de melhor filme, direção e ator estrangeiro (Antonio Banderas). Como melhor atriz, a vitória foi de Natalie Portman, pelo papel em Cisne Negro.

 

Entre os nacionais, o grande vencedor foi O Palhaço. Público e crítica concordaram com a entrega dos prêmios de melhor fotografia e melhor diretor (Selton Mello). O filme ainda coroou Paulo José como melhor ator na opinião do público (a crítica elegeu Caio Blat, por Bróder) e arrebatou o troféu de melhor filme de 2011 na escolha dos críticos (para o do público, a adaptação da obra de Jorge Amado Capitães da Areia foi o melhor filme).

A escolha da melhor atriz também dividiu críticos e cinéfilos. Os primeiros elegeram Karine Teles, protagonista de Riscado. Já os últimos, votaram em peso em Déborah Secco, pelo filme Bruna Surfistinha.

O público ainda escolheu O Filme dos Espíritos na categoria melhor roteiro e Bahêa - Minha Vida como melhor documentário. Para a crítica, os merecedores destes prêmios foram Trabalhar Cansa e As Canções.

A Mostra

Além dos vencedores, outros 30 títulos serão apresentados na mostra. Ao todo são 26 longas estrangeiros e 16 nacionais. Tem A Árvore da Vida, Harry Potter, Os MuppetsUm Conto ChinêsRIO, O Garoto da Bicicleta e mais.

Neste ano, além do CineSESC, o Sesc Interlagos também abriga a programação do Festival. Já fora da capital, 16 cidades também exibem os melhores filmes. São elas: Araraquara, Ilha Solteira, Campinas, Catanduva, Osasco, Piracicaba, Ribeirão PretoSanto AndréSantosSão Caetano, Diadema, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Onde Acontece

Por Mariana Viola
Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

CineSesc

CineSesc

O CineSesc é um dos mais tradicionais espaços de cinema de arte de São Paulo

Rostie House

Rostie House

7m

Me Gusta Picolés Artesanais

Me Gusta Picolés Artesanais

18m

Puri

Puri

20m

Puri

Puri

20m

Voilá Bistrô

Voilá Bistrô

66m

Notícias recomendadas

Festival gratuito de cinema francês pode ser visto em qualquer lugar

7ª edição do MyFrenchFilmFestival acontece entre 13 de janeiro e 13 de fevereiro

Sesc Santana exibe óperas europeias na tela de cinema

“A Flauta Mágica” e “Aida” têm exibições em janeiro

10 Filmes sul-coreanos que você precisa conhecer

Filmes como “A Criada” e “Invasão Zumbi” são exemplos do crescimento do cinema comercial no país

Michael Fassbender fala sobre a adaptação de “Assassin’s Creed” para os cinemas

Filme estreia no Brasil no dia 12 de janeiro

Natalie Portman encarna a Sra. Kennedy no pesado e surpreendente “Jackie”

Filme reconta o assassinato do presidente americano sob o ponto de vista da primeira-dama

Andrew Garfield fala sobre selinho em Ryan Reynolds no Globo de Ouro - e repete a dose em apresentador!

Ao falar sobre o assunto, Garfield beijou Stephen Colbert