Planetário do Ibirapuera


  • Créditos:

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 10 para pedestres e 3 para estacionamento | Como chegar >
Telefone: (11) 5575-5206
Site: www.prefeitura.sp.gov.br/astronomia

  • Horário: Sessões: sábado, 15h, 17h e 19h; domingo, 14h, 16h e 18h. Bilheteria: segunda a sexta, 9h às 18h; sábado e feriado, 10h30 às 19h; domingo, 9h30 às 18h.
  • Capacidade: 300
  • Site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/astronomia
LOCALIZAÇÃO E ESTACIONAMENTO NA REGIÃO
Inaugurado em janeiro de 1957, o Planetário Professor Aristóteles Orsini, também conhecido como Planetário do Ibirapuera, foi o primeiro equipamento construído na América Latina e também o pioneiro entre os planetários de grande porte do Brasil. Depois de reformas, o local ganhou o projetor StarMaster, fabricado pela Carl Zeiss, fabricante de lentes e material óptico. O aparelho é capaz de projetar o céu visto de qualquer ponto conhecido do universo.

Com esse equipamento, o paulistano pode observar o céu visto, por exemplo, a partir de Marte ou de qualquer outro planeta. O espaço também conta com projetores periféricos, que podem trazer para São Paulo as imagens captadas pelo telescópio espacial Hubble e pelos satélites da Nasa. Por meio de um moderno sistema de projeção, composto por fibra óptica, todas as estrelas são reproduzidas em cor e brilho reais.

O passeio é uma ótima oportunidade para olhar e se encantar com o céu de estrelas brilhantes, sem nuvens ou poluição. A programação das sessões está disponível no site da Prefeitura de São Paulo.

Foto: Jéferson Pancieri / SPTuris

Comentários

Destaques do guia