Guia da Semana

Muitas das milhares de canções compostas pelos artistas brasileiros têm como inspiração o Brasil. Pode ser os estados, regiões, lugares e também as cidades. O que não faltam são boas referências pelo país.

Duas grandes referências são as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que foram retratadas por muitos autores. A terra da garoa, por exemplo, é tema de mais de 3.000 canções, segundo o pesquisador Assis Ângelo.

O Guia da Semana listou 10 músicas que Rio de Janeiro e São Paulo serviraram de inspiração para os artistas.

Confira a lista:

Rio de Janeiro

Garota de Ipanema - Tom Jobim e Vínicius de Morais

Foi composta em 1962 pelos dois músicos. A história é que a dupla vivia no bar Veloso, no Leblon, e foram inspirados por Helô Pinheiro, que passava na frente do bar constantemente. Ela virou a "Garota de Ipanema" e a música projetou a MPB internacionalmente.

Ela é carioca - Tom jobim

Outra composição da dupla. Tom Jobim gostava de expressar o seu amor ao Rio de Janeiro, mais precisamente por Ipanema. Dizia que nenhuma pessoa seria feliz por completo se não morasse no bairro carioca.

Do leme ao pontal - Tim Maia

Faz referência à orla da praia carioca e ainda lembra alguns bairros como Flamengo e Botafogo. Foi composta no início da década de 80.

Aquele Abraço - Caetano Veloso e Gilberto Gil

Essa canção de Gil talvez seja uma das mais cariocas de todas. Ele menciona lugares, bairros, escolas de samba, clubes de futebol e até figuras conhecidas do Rio de Janeiro. O nome da música, "Aquele Abraço", é uma referência aos braços abertos do Cristo Redentor.

Rio 40 graus - Fernanda Abreu

A música composta pela cantora, Fausto Fawcett e Laufer, faz uma referência à temperatura da cidade e, além de exaltar, também faz duras críticas ao cotidiano carioca. A canção é uma das precursoras do funk carioca e o título da música se tornou jargão popular.

SÃO PAULO

Amanhecendo - Billy Blanco

O compositor lançou um álbum em 1974 que homenageava a cidade de São Paulo. Uma das músicas, "Tema de São Paulo", ficou imortalizada pois virou vinheta da Jovem Pan. Quem nunca escutou o "Vambora, vambora, olha a hora, vambora, vambora?"

Não existe amor em SP - Criolo

Uma das faixas mais conhecidas do rapper Criolo faz menção à cidade de São Paulo. O tom da música é, de certo modo, melancólico, embora o artista seja verdadeiro em algumas observações que faz.

Trem das onze - Adoniram Barbosa

Trem das onze é uma das músicas mais famosas de São Paulo. Tornou o bairro do Jaçanã, na Zona Norte de São Paulo, famoso por muitas pessoas. Vale lembrar que a faixa é de 1964.

Sampa - Caetano Veloso

"Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João"... O trecho inicial da música de Caetano que homenageia São Paulo tornou essa esquina famosa.

São, São Paulo - Tom Zé

O baiano Tom Zé era um apaixonado por São Paulo. Ele escreveu simplesmente 18 canções para homenagear a cidade. Essa em questão foi a que mais se destacou, mas também aponta alguns defeitos. Nem tudo é amor.

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 28 Jul 2015.