Guia da Semana

Há quem diga que 1994 foi "o ano da música". E não é à toa: O Rappa e Oasis surgiram, o Raimundos lançou seu primeiro disco, Green Day e Skank estouraram. Sem falar que o ano aparece em boa parte das listas de melhores discos de todos os tempos. Por isso, o Guia da Semana listou 11 álbuns que completam 20 anos em 2014.

+ Confira as músicas mais tocadas nas rádios brasileiras em 2013
+ Shows internacionais que acontecem no Brasil em 2014

+ Veja também as melhores músicas de 2013

Aqui você vai poder relembrar e (por que não?) conhecer o que estava nas paradas de sucesso do Brasil e do mundo. Confira e saiba por que estes discos são referência até hoje.

Raimundos | Raimundos

O disco de estreia da banda Raimundos foi de extrema importância para o cenário do rock brasileiro nos anos 1990. O álbum chegou à marca de 120 mil discos vendidos em poucas semanas e trouxe uma mistura de forró com som hardcore, intitulado mais tarde de forró-core.

Alice in Chains | Jar of Files

Logo em janeiro daquele ano, a banda Alice in Chains lançou Jars of Flies, o primeiro EP a chegar à primeira posição na Billboard. Este feito só iria se repetir 10 anos depois, com o lançamento de Collision Course, da banda Linkin Park em parceria com Jay-Z.

Blur | Parklife

Após uma redução de vendas com o álbum Modern Life Is Rubbish (1993), o terceiro álbum da banda de rock alternativo Blur, intitulado Parklife, ascendeu a banda às paradas de sucesso novamente. Além disso, o disco foi um dos responsáveis por aquecer o mercado de Britpop.

Beck | Mellow Gold

1994 foi o ponto alto da carreira de Beck. Mellow Gold recebeu cinco estrelas dos principais críticos musicais da época, incluindo o The Rolling Stone Album Guide. Além disso, o álbum trouxe um dos maiores hinos da música indie, Loser.

Skank | Calango

Calango é o segundo álbum da banda Skank. Com mais de 1 milhão de cópias vendidas, foi responsável pela popularização do grupo. O disco conta com músicas como "É Proibido Fumar", "Jackie Tequila" e "Te Ver".

Marisa Monte | Verde, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão

Segundo a revista Rolling Stone, o terceiro álbum da cantora Marisa Monte está entre os 100 melhores discos da história da música brasileira. Foi o primeiro trabalho produzido pela própria cantora e foi um dos mais vendidos e premiados da época.

Green Day | Dookie

Dookie é o terceiro álbum da banda Green Day e causou grandes controvérsias no cenário do punk rock. Além disso, foi o responsável pelo grupo estourar, venceu o Grammy de melhor disco de música alternativa e está em quase todas as listas de melhores álbuns dos anos 1990. O disco ocupa a 50ª posição dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame e está em 193º na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone.

Chico Science & Nação Zumbi | Da Lama ao Caos

Da Lama ao Caos é o primeiro álbum de estúdio da banda Chico Science & Nação Zumbi. Ele inaugurou a cena manguebeat e foi um dos principais influenciadores do rock brasileiro dos anos 1990. Tido como um dos melhores discos brasileiros de todos os tempos, o trabalho está na lista dos 100 melhores discos da música brasileira na 13ª posição, feita pela Rolling Stone.

The Offspring | Smash

Com mais milhões de cópias vendidas no mundo todo, Smash é o álbum comercializado por gravadora independente mais vendido de todos os tempos. O sucesso foi tamanho que despertou uma disputa entre as grandes gravadoras da época a fim de contratarem a banda The Offspring.

O Rappa | O Rappa

Em 1994, a banda O Rappa estreiava no cenário musical com um ritimo eclético e letras engajadas. Aliás, O Rappa mantém o sucesso tocando até hoje nas rádios brasileiras com a mesma fórmula.

Oasis | Definitely Maybe

Com estreia também em 1994, a banda Oasis lançou Definitely Maybe. O sucesso foi imediato: álbum de estreia que vendeu mais rápido na história da Inglaterra e considerado o melhor álbum de estreia de todos os tempos!

Por Bruno Ibaldo

Atualizado em 15 Jan 2014.