Guia da Semana

Se você gosta de música, os livros dessa lista são obrigatórios. Por mais que você conheça o trabalho de artistas que você admira, a biografia vai te deixar mais próximo desta pessoa. É claro que quem escreve a biografia tem que estar na maior sintonia com os detalhes da história de vida do artista e ainda, entender como funciona a cabeça do próprio.

+ 13 videoclipes inspirados no cinema
+ 10 filmes que talvez você não saiba que são remake

+ Músicas que você nem imaginava que eram inspiradas em livros

Esse livros a seguir, estão entre algumas das biografias mais legais dos últimos anos. Claro que você vai achar que falta algum livro, se você quiser deixar uma sugestão nos comentários, fique à vontade! ;)

Só Garotos – Patti Smith

Se você não dá muita bola para Patti Smith, pode ter certeza que quando começar a ler esta biografia, vai querer ouvir todas as suas músicas. Entretanto, esse livro tem um agravante, ele é tão bem escrito e delicioso de ler que quando chega ao final, você sente um vazio enorme e só pensa em achar alguma biografia tão legal quanto essa.

Carmen: Uma Biografia

O que falar de Ruy Castro? O cara é o mestre das biografias de músicas nacionais, tá bom vai, às vezes ele dá umas escorregadas, mas nesta biografia de Carmen Miranda, ele te leva em uma viagem maravilhosa para o Rio nos anos áureos do samba e passa não só por todas as glórias da diva nacional, mas como também nos perrengues que Carmen enfrentou. O livro é um tijolo, mas vale muito a pena se dedicar a esta obra prima.

Kurt Cobain - Mais Pesado Que o Céu

Charles R. Cross garimpou informações por todos os cantos para tentar desmembrar a personalidade introspectiva de Kurt. O livro traz desde a infância difícil em Aberdeen, a auto-estima zerada e os problemas de estômago que o fizeram só comer maçã num período da vida. E, contrariando as teorias de conspiração da época, a obra não faz acusações de assassinato em torno da morte de um dos maiores ícones dos anos 90.

Vinicius De Moraes - O Poeta Da Paixão

Tudo bem, você já sabe que o Vinicius de Moares é um dos maiores compositores do Brasil. Mas, o que você talvez não saiba é que ele era bem loucão. Vinicius era um bon vivant, além de ser um mulherengo de primeira, ele praticamente vivia com um copo de uísque na mão. Veja bem, o “vivia” é realmente estar o tempo todo com um copo na mão. Você vai mergulhar na vida do poeta nesta biografia escrita por Jose Castello.

Vida - Keith Richards

Pode ter certeza que Keith Richards é um dos caras mais loucões do rock, quiçá da música. Pra você ter ideia, ele diz que está vivo só porque usava droga das boas. Tem noção? Além, de abordar essa relação de Keith com drogas, o livro mostra a história do Rolling Stones pela ótica do músico, inclusive, ele fala tudo o que pensa sobre o Mick Jagger. Também é uma ótima fonte sobre músicos e bandas. É muito legal!

Mate-me Por Favor

Ok, você pode dizer que este livro não é uma biografia, mas se analisarmos o contexto e todas as histórias, desde como nasceu o punk ou de alguns episódios com ícones da música, podemos considerar sim uma biografia. Tem muita informação legal no livro, uma pena que a maneira que ele foi escrito não ajuda muito, mas mesmo assim vale a leitura.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 18 Set 2013.