Guia da Semana

Se tem algo que os fãs odeiam com fervor são os covers feitos de sua banda preferida. O artista que parafraseou sempre deixa a desejar, na opinião dos fanáticos - seja por não alcançar o tom, mudar a canção, ou não ter talento suficiente e não ser comparável - entre outros fatores.

+ Veja toda a programação infantil de SP
+ Saiba quais museus têm a entrada grátis em quais dias

No entanto, deve-se admitir que, em alguns casos, as versões cover superam qualitativamente as originais. Algumas canções apenas viraram hits apenas na voz de outro artista que não o seu criador. Veja a seguir uma seleção de covers melhores que o original:

Música: Jolene
Artista oficial: Dolly Parton
Cover: The White Stripes

Enquanto a Jolene de Dolly Parton parece uma garota meio "breguinha" dos anos 70, sob o comando dos arranjos Jack White, se transforma numa mulher mais sombria e até cruel.

Música: Piece Of My Heart
Artista oficial: Erma Franklin
Cover: Janis Joplin

É isso mesmo, uma das músicas mais conhecidas da Janis Joplin não é dela. A obra é de Erma Franklin, irmã de Aretha Franklin, e que ficou muuuito melhor na voz rasgada de Janis.

Música: All Along the Watchtower
Artista oficial: Bob Dylan
Cover: Jimi Hendrix

Pode haver discórdia, já que tanto Dylan quanto Hendrix mandam muito bem nesta música. O fato que é a canção ficou conhecida - e eternizada - na voz e nas guitarras de Jimi, e acabou que All Along the Watchtower já é facilmente associada a ele.

Música: Cocaine
Artista oficial: J. J. Cale
Cover: Eric Clapton

Não que a versão de J. J. Cale seja ruim, nem que Clapton tenha feito milagre com a música. Ambas versões são parecidas, mas Cocaine só fez sucesso graças à nova roupagem de Eric Clapton, que, até hoje, é um dos maiores hits do cantor.

Música: The Man Who Sold the World
Artista oficial: David Bowie
Cover: Nirvana

Este é um cover clássico da história da música, pois a grande maioria das pessoas acreditava ser originalmente do Nirvana, em seu aclamado MTV Unplugged. E foi assim que a canção ficou conhecida, mas pertence ao terceiro álbum de David Bowie, lançado em 1970.

Música: Sixteen Tons
Artista oficial: Merle Travis
Cover: Vários

Tudo começou nos anos 40 com o americano Merle Travis retratando as dificuldades dos mineiros de carvão do país. Mais tarde foi regravada por Tenessee Ernie Ford e Johnny Cash, entre outros músicos conterrâneos - até que chegou ao Brasil. Aqui a versão ganhou um sambalanço e uma mudança nas letras, com covers de Noriel Vilela e Funk Como Le Gusta.

Música: Várias
Artista oficial: Roberto Carlos
Cover: Váááários

Não se pode negar que o Rei Roberto Carlos é um exímio compositor e letrista. Porém quando o assunto é a sua interpretação, há quem prefira suas músicas na voz de outros cantores. E não foram poucos os artistas que o regravaram: Fresno, China, Marisa Monte, Lulu Santos, Mombojó, Adriana Calcanhoto, Los Hermanos, entre muitos outros - e alguns deles conseguiram fazer a música do Rei ser melhor do que na voz do próprio!

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 18 Jul 2014.