Guia da Semana

Antes de começar a resenha do show, é preciso dizer que, após acompanhar três apresentações do mesmo artista em um ano, é possível notar algumas diferenças, não só no amadurecimento da banda, mas também do comportamento dos fãs.

Da apresentação íntima em abril deste ano no Cine Joia para o show lotado na última quinta-feira no Citibank Hall, Jake Bugg se mostrou mais à vontade no palco, ainda que no estilo caladão. Mas a diferença mais gritante – e põe gritante nisso – são os fãs.

Em uma casa cheia em sua grande maioria por adolescentes, Jake Bugg agora é seguido por uma legião de garotas apaixonadas, público bem diferente do show no Cine Joia – apenas para maiores de 18 anos – ou do Lollapalooza, onde também se apresentou em abril de 2014. Se antes Jake atraia a atenção de fãs de música folk ou curiosos em saber mais sobre sua voz nada convencional, Jake Bugg agora se tornou uma espécie de Justin Bieber alternativo.

Mas se os fãs do cantor britânico estão cada vez mais acalorados, Jake segue o caminho oposto: poucas palavras, pouco uso do palco e muita concentração. O que não deve ser considerado antipatia, mas talvez apenas introspecção. Durante as poucas palavras ditas pelo cantor de 20 anos durante o show em São Paulo, Jake coça a cabeça, desvia o olhar e fala o mínimo possível... Sim, rock stars também podem ser tímidos.

Apesar dos berros e lágrimas, o público que compareceu à apresentação fez bonito no quesito animação. Logo no show de abertura da banda brasileira The Moondogs – aliás, uma ótima escolha –, o público se mostrou disposto a fazer também um show à parte.

Jake Bugg, acompanhado de seu guitarrista Tom Robertson e do baterista Jack Atherton, fez jus à fama da pontualidade britânica e subiu ao palco às 21h30. Com um jogo de luzes bem mais elaborado que nas apresentações anteriores, o cantor abriu a apresentação com Messed Up Kids, música de seu mais recente videoclipe.

Mesmo com pouca interação, Bugg estava mais à vontade do que no início do ano. Abusou dos solos de guitarra e até deu algumas caminhadas no palco – a maioria para bater um papo com seu amigo e guitarrista.

Os principais hits de seus dois álbuns lançados, Jake Bugg e Shangri La, estiveram presentes na setlist, como Seen It All, A Song About Love e Lightning Bolt, houve também uma nova música, Hold On You. Tudo cantado em alto e bom som pelos fãs, que tinham todas as letras na ponta da língua.

Jake Bugg se apresenta hoje, 28 de novembro, no Rio de Janeiro, e também passou por Porto Alegre no dia 25 de novembro. Quem quiser vê-lo pode conferir aqui todos os detalhes do show.

Por Marina Marques

Atualizado em 5 Dez 2014.