Guia da Semana

Desde sua primeira vinda ao Brasil, em 1994, o cantor italiano Eros Ramazzotti só consolidou ainda mais sua carreira. Com 13 álbum de estúdio, três ao vivo, uma vitória no Festival de Sanremo (um dos mais importantes do mundo) e até um livro lançado, Eros continua na ativa, hoje aos 52 anos.

O cantorm tour mundial promovendo álbum Perfetto (2015), seu mais recente trabalho, e o Brasil está na lista dos países que recebe o artista nessa turnê. Ao todo, um público de mais de 25 mil espectadores é esperado para curtir os maiores sucessos do cantor romano e as músicas do novo álbum. Brasília é a primeira cidade a receber o astro, no dia 27 de maio. Na sequência, Eros Ramazzotti se apresenta em Porto Alegre, dia 28 de maio, Curitiba, no dia 2 de junho e São Paulo, que encerra o tour com apresentação única no dia 4 de junho, no Allianz Parque. O cantor aproveitará ainda a vinda ao Brasil para realizar shows em outros países da América Latina como Argentina, Chile e Peru.

Entre um show e outro, Eros arrumou um tempo na agenda cheia para falar com o Guia da Semana. O artista falou sobre as expectativas para essa turnê, sobre as realizações nesses 30 anos de carreira e sobre o calor que recebe dos brasileiros. Confira:

O que os brasileiros podem esperar de sua nova turnê?
Uma apresentação intensa, com algumas músicas novas do meu último álbum (‘Perfetto’- 2015), mas também muitos hits do passado. Será um resumo de toda a minha carreira com uma banda de 10 músicos, vídeo e projeções que estudamos e criamos com o propósito de oferecer um show completo.

Você tem muitos fãs na América do Sul, principalmente no Chile, Uruguai, Argentina e Brasil. Qual é a sua relação com esses fãs? Você tem algum momento memorável dos shows aqui no passado?
Bem, minha primeira grande turnê pela América do Sul, em 1994, foi uma experiência inesquecível. Desde então, cada viagem até aqui é cheia de muitas emoções, o público é participativo, caloroso e sou muito grato pelo carinho constante em todos esses anos.

E sobre o Brasil, você sabe ou se lembra de algo sobre São Paulo?
É uma cidade enorme que chama a atenção pela sua grandeza, mas que sabe ser acolhedora, como tudo no Brasil.

Você escuta artistas brasileiros?
Certamente, em particular os grandes clássicos. Entretanto ainda não conheço os novos talentos, mas estou aqui para descobri-los.

Você já lançou algumas músicas em espanhol. Alguma vez você já pensou em compor algo em português?
Eu tentei, mas é uma língua muito difícil para mim. Eu nunca sequer cantei em inglês, não é fácil. Mas talvez um dia eu irei me aventurar.

Depois de 30 anos de carreira, e até mesmo um livro lançado, você conquistou tudo o que queria como artista?
Eu tive muita sorte, e também trabalhei duro para alcançar esses resultados. Posso dizer que estou muito satisfeito, mas é claro que o desejo de tocar e conhecer pessoas existe sempre, e é isso que me faz continuar.

Gostaria de deixar uma mensagem para os fãs brasileiros?
Aguardo vocês para o meu show, espero que se divirtam. Trabalhei por muito tempo para produzir um espetáculo que os façam ir para a casa felizes pelo dinheiro gasto e o tempo que passamos juntos. Um abraço do Eros!

Por Marina Marques

Atualizado em 2 Jun 2016.