Guia da Semana

Então você gosta de rap e hip hop, mas não tem ideia de como tudo começou? Ou quer começar a entender um pouco melhor como que o gênero ganhou espaço na música?

+ Músicas que você nem imagina que foram inspiradas em livros
+ DJs que você tem que ver pelo menos uma vez na vida
+ 10 artistas independentes que você tem que conhecer

Pra facilitar a sua vida, fizemos uma lista com artistas que foram mega importantes para o desenvolvimento do gênero nos últimos anos. Aqui, você vai saber quais são os grupos que começaram tudo isso e como eles influenciam a música até hoje. Vamos lá!

Grandmaster Flash and the Furious Five

Formada no Bronx, em Nova York, por Joseph Saddler, a banda foi uma das mais influentes no universo hip-hop e chegou a fama em 1980 com a faixa “The Message”, considerada uma das músicas mais importantes do gênero. Por conta de desavenças, infelizmente, o grupo não durou muito tempo, ficaram juntos por cinco anos no total. Em 2007, foi a primeira banda de hip hop a entrar para Hall da Fama do Rock and Roll.

Influenciou: Run-D.M.C., Public Enemy, Eminem, Beastie Boys, Digital Underground, Tupac Shakur e Snoop Doggy Dogg.

Public Enemy

Com ideia de modernizar as batidas do rap e também falar sobre os problemas sociais e da mídia dos EUA, o designer Chuck D cria o Public Enemy. É considerada uma das bandas mais importantes do hip-hop e admirada não só pela galera do hip hop mas também por músicos de outros gêneros. O primeiro disco “Yo! Bum Rush the Show”, foi lançado em 1987 e foi considerado o melhor álbum do ano pela revista especializada em música NME.

Influenciou: galera do hip-hop, Kurt Cobain, Nine Inch Nails, Björk, Tricky, Prodigy, Ben Harper, M.I.A. e Aphex Twin.

Tupac

Foi considerado por críticos da indústria fonográfica e pelo New York Times como o maior rapper de todos os tempos e já vendeu mais de 75 milhões de discos pelo mundo. Tupac era ativista e ficou conhecido por suas músicas que defendiam a igualdade política, econômica, social e racial nos EUA. Ele morreu com 25 anos, depois de ter tomando quatro tiros de desconhecidos enquanto estava parado em um farol vermelho em uma das ruas de Las Vegas.

Influenciou: 50 Cent disse uma vez que todo rapper que cresceu nos anos 90 deve alguma coisa para o Tupac.

The Notorious B.I.G.

Enquanto Tupac representava o rap da Costa Oeste dos EUA, o rapper B.I.G. era o ícone da Costa Leste do país e foi considerado por diversos veículos de comunicação como o salvador do rap na região. O sucesso dele era tão grande que ele inclusive fez algumas coisas com o Michael Jackson para o álbum “HIStory: Past, Present and Future, Book I”. Ele morreu em 1997 (um ano depois de Tupac), depois de tomar quatro tiros de um cara enquanto estava parado em um sinal vermelho.

Influenciou: Jay- Z, 50 Cent, Alicia Keys, Nelly, Ja Rule, Eminem, Lil Wayne, Usher e P. Diddy.

Run-DMC

Uma das bandas mais influentes da história do hip hop, eles são responsáveis por dar ao gênero uma cara única. Ficaram conhecidos na década de 1980 e foram os primeiros rappers a ter um disco de ouro, de platina e uma certificação multiplatinum. Também foi o primeiro grupo de hip hop nomeado para um Grammy Award, a ter vídeos na MTV e estampar uma capa da Rolling Stone. Precisa falar mais alguma coisa?

Influenciou: muita gente, mas muita gente mesmo.

Beastie Boys

Foi o primeiro grupo de rap formado somente por brancos. Com uma carreira muito sólida, eles estão juntos desde 1981 e passaram por maus bocados quando o fundador Adam Yauch morreu de câncer da glândula parótida. Em 1986 lançaram “Licensed to Ill”, o álbum de rap mais vendido nos anos 80 e o primeiro álbum rap a ser o número 1 na Billboard, onde se manteve por lá durante cinco semanas. Eles chegaram a fazer uma turnê com a Madonna.

Influenciou: Eminem, Rage Against the Machine, Sublime, Beck, Limp Bizkit e KoЯn.

Cypress Hill

Foi o primeiro grupo de hip-hop latino que ganhou um disco de platina e já venderam mais de 18 milhões de álbuns pelo mundo. Formaram a banda em 1986 e estão na ativa até hoje. O segundo álbum deles, “Black Sunday”, já estreou sendo o número um na Billboard 200 em 1993 e também foram os primeiros a ter dois álbuns no top 10 da Billboard 200.

Influenciou: Outkast, Everlast, Wu-Tang Clan, Coolio e Xzibit.

Racionais MC's

Enquanto isso no Brasil....Mano Brown fundou o Racionais em 1988 e, assim como o rap norte-americano, as músicas também falam de problemas sociais, principalmente sobre pobreza e preconceito. O sucesso veio primeiro na Grande São Paulo e aos poucos foram conquistando espaço entre outros grupos sociais. Em 1991, abriram o show do Public Enemy no Ginásio do Ibirapuera. Venderam mais de 1 milhão de discos e ainda estão na ativa.

Influenciou: Emicida, Projota, Kamu, Dexter, Rashid e Rosana Bronk's

Por Juliana Andrade

Atualizado em 9 Set 2013.